Iracema foi direta ao afirmar que o PSB “não é mais um partido comandado pelo governo”
Iracema foi direta ao afirmar que o PSB “não é mais um partido comandado pelo governo”
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, falou nesta quinta-feira (7), durante entrevista repercutida no programa Expediente Final, da Rádio Difusora News, sobre a situação do PSB no estado e os próximos passos políticos da base do governador Carlos Brandão.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Iracema foi direta ao afirmar que o PSB “não é mais um partido comandado pelo governo”, já que legenda passou a ser dirigida pela senadora Ana Paula Lobato, esposa do deputado federal Othelino Neto, ambos da oposição.
“O PSB agora está sob controle de um grupo que faz oposição ao governo. Isso muda toda a configuração para os próximos meses”, disse a parlamentar.
A deputada também revelou que ela, o governador Carlos Brandão e outros deputados da base aliada estão sendo procurados por diversos partidos, como MDB, União Brasil, PP e PDT. A expectativa é de que a maioria das decisões sobre filiação partidária seja tomada durante a janela partidária de abril de 2026.
Sobre essa movimentação, Iracema afirmou que o governador Brandão está dialogando com o diretório nacional do MDB, e que há possibilidade de a legenda se tornar o principal abrigo da base governista, especialmente com a pré-candidatura do filho do governador, Orleans Brandão, ao governo do Estado.
“Existe uma grande gama de partidos nos convidando. O MDB é forte e já abriga o nosso pré-candidato ao governo. Se for encampado como projeto nacional, pode receber o maior reforço da base aliada”, afirmou.
Questionada sobre a possibilidade de deixar o PSB antes da janela, Iracema Vale disse que aguarda uma definição jurídica. Ela lembrou que o deputado Duarte Júnior chegou a conversar com o presidente nacional do PSB, João Campos, solicitando uma carta de anuência — documento que permite a desfiliação sem risco de perda de mandato.
“Essa carta não dá segurança. A gente teria que ir à Justiça Eleitoral de qualquer jeito. O ideal seria que o partido facilitasse e nos expulsasse. Mas, por enquanto, o caminho mais seguro é esperar a janela.”
Por fim, Iracema Vale declarou sua preferência pessoal pelo PDT, exaltando a liderança do senador Weverton Rocha. “O PDT já ganha força quando se junta ao nosso grupo. O senador Weverton é a minha primeira opção para o Senado, já disse isso em palanque e repito aqui.”