Ele estava internado em estado grave em um hospital particular devido a complicações hepáticas.
-dezembro 5, 2025
Ele estava internado em estado grave em um hospital particular devido a complicações hepáticas.
Mário Macieira, advogado, professor universitário e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maranhão, faleceu nesta quinta-feira (31), aos 54 anos, em São Luís. Ele estava internado em estado grave em um hospital particular da cidade, devido a complicações hepáticas decorrentes de uma grave doença.
Diagnosticado em 2024 com esteatose hepática metabólica, cuja evolução resultou em síndrome hepatorrenal, Macieira enfrentou episódios de hemorragia e foi transferido para o Rio de Janeiro, onde recebeu tratamento intensivo e passou por um transplante de fígado bem-sucedido. Nos últimos meses, houve nova internação devido a uma infecção que agravou seu quadro de saúde.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lamentou a perda de Mário Macieira e informou luto oficial de três dias em solidariedade aos familiares.
Reconhecido por sua atuação ética, firme e comprometida com a justiça social, Mário Macieira foi uma das principais figuras do direito no Maranhão. Nascido em São Luís, em 18 de setembro de 1970, era filho de Roberto Macieira, ex-prefeito de São Luís, e de Simone Macieira, ex-vereadora. Desde jovem, destacou-se como líder estudantil, formando-se em Direito pela UFMA em 1993 e, posteriormente, mestre em Direito Público pela UFPE.
Fundador do escritório Macieira, Nunes, Zagallo & Advogados Associados, dedicou-se à advocacia por mais de três décadas, especialmente na defesa de sindicatos de trabalhadores e servidores públicos. Sua gestão à frente da OAB-MA, de 2010 a 2015, foi marcada pela defesa das prerrogativas da advocacia, fortalecimento institucional, mediação de conflitos sociais e denúncia de violações de direitos humanos.