O status dos pagamentos e informações escolares podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante.
O status dos pagamentos e informações escolares podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante.
Concluintes do ensino médio em 2025, que são beneficiários do programa federal Pé-de-Meia e participarem dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), poderão receber um incentivo financeiro adicional de R$ 200. A medida visa promover a permanência escolar e estimular o acesso ao ensino superior, já que o ENEM é a principal porta de entrada para o Sisu, Prouni e Fies.
Este valor extra será depositado em parcela única na conta da Caixa Econômica Federal do estudante, após a confirmação da aprovação e conclusão do ensino médio. O participante poderá movimentar ou sacar o valor imediatamente, acessando o aplicativo Caixa Tem, caso tenha 18 anos ou mais. O status dos pagamentos e informações escolares podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
O ENEM 2025 está sendo aplicado em dois domingos: o primeiro dia ocorreu em 9 de novembro, com provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. O próximo domingo, 16 de novembro, será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza (biologia, física e química) e matemática.
Para ter direito à poupança do ensino médio, o estudante deve atender a critérios específicos: ter entre 14 e 24 anos (ou 19 a 24 na EJA) e ser de rede pública; pertencer a uma família inscrita no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025); possuir CPF regular; e manter frequência escolar mínima de 80% no mês. Atualmente, o programa atende cerca de 4 milhões de estudantes no país.