A Forbes Under 30 é uma lista que todo ano traz nomes de jovens que se destacaram com inovações na tecnologia, música e entre outros.
-janeiro 28, 2026
A Forbes Under 30 é uma lista que todo ano traz nomes de jovens que se destacaram com inovações na tecnologia, música e entre outros.
Com uma trajetória de impacto e resultados, a maranhense Karina Penha, de 29 anos, se tornou destaque em dezembro na Forbes Under 30 de 2025 como uma das jovens mais relevantes do Brasil na categoria Empreendedorismo Social e Terceiro Setor.
A Forbes Under 30 é uma lista anual, criada pela Revista Forbes, que reconhece jovens abaixo de 30 anos que se destacaram com inovações em diversas categorias, como tecnologia, música e arte.
A bióloga foi reconhecida pela atuação em projetos sobre mudanças e justiça climática, e com a construção do movimento da juventude climática no país.

“Todos os anos, milhares de trajetórias são avaliadas pela equipe da revista. Pra mim foi uma surpresa receber a mensagem da equipe da Forbes informando que eu havia sido selecionada”, contou Karina.
Criada rodeada de uma família de pescadores e quebradeiras de coco babaçu na Baixada Maranhense, Karina é a primeira pessoa da família a ingressar e se formar em uma universidade.
Em entrevista ao Portal Difusora News, a bióloga contou que estar entre os 19 nomes da revista é um reconhecimento muito importante para seu trabalho e atuação.
“Eu me senti muito surpresa e, ao mesmo tempo, muito feliz com a notícia. Para nós, jovens da periferia do Maranhão, muitas vezes é difícil até se permitir sonhar com esses espaços de grande notoriedade”, expressou.
A trajetória de Karina conta com diversos projetos sociais e ambientais como PerifaConnection, Engajamundo e Amazônia de Pé, onde é co-criadora.
“Acho que a minha trajetória e as oportunidades que eu tive ao longo do caminho contribuíram para que eu pudesse representar o Maranhão em diferentes espaços, inclusive em conferências de clima da ONU, sempre construindo essa atuação a partir do meu território”.
O marco de uma mulher preta e nordestina estar em um local de notoriedade não é só uma conquista individual para Karina.
“Para mim essa conquista é coletiva e representa todas as mulheres negras do Maranhão que, por tantos anos, tiveram suas histórias invisibilizadas, mas que sempre foram lideranças fundamentais da nossa região e do Brasil”, declarou a bióloga.
Além da representação, Karina reforça que seu alcance é a abertura para outras jovens de estarem no mesmo patamar conquistado.
“Por muito tempo, o Maranhão esteve fora desses espaços de reconhecimento e, hoje, conquistas como essa permitem que outras meninas e mulheres negras possam se ver nesses lugares, sonhar com eles e saber que também podem ocupá-los”.