Vinícius Júnior fica fora de top-11 dos melhores da temporada pela Uefa

Nesta quinta-feira (17), a Uefa disponibilizou a lista com os finalistas da premiação de melhor jogador e melhor técnico da temporada 2022/23. O brasileiro Vinícius Júnior não está presente nem mesmo no top-11.

O atacante Erling Haaland, o meio-campista Kevin De Bruyne e o astro Lionel Messi são os três jogadores que estão no páreo para o prêmio. O vencedor será divulgado no dia 31 de agosto, no Fórum Grimaldi, em Mônaco. Além deles, a entidade europeia divulgou os jogadores que ficaram entre a 4ª e a 11ª posição na lista.

Segundo a Uefa, a lista inicial foi selecionada por um grupo de estudos técnicos do órgão, baseado nas performances de cada atleta durante a temporada de 2022/23 tanto por clube quanto pela seleção.

Os três finalistas foram definidos por um júri composto de técnicos que disputaram as fases de grupos da Champions League, Europa League e Conference League na temporada de 2022/23, além dos técnicos das seleções membros da Uefa e jornalistas escolhidos. Cada jurado teve de escolher os três melhores jogadores da lista, distribuindo cinco, três e um ponto para o primeiro, segundo e terceiro colocado, respectivamente.

Além disso, Pep Guardiola (Manchester City), Simone Inzaghi (Inter de Milão) e Luciano Spalleti (Napoli) estão concorrendo ao prêmio de melhor técnico da temporada. As finalistas para o prêmio de melhor jogadora e técnica do futebol feminino serão anunciadas na próxima semana.

Por se tratar de uma premiação da Uefa, este prêmio não possui relação nem com o prêmio The Best, da Fifa, ou com a Bola de Ouro, da revista France Football.

Veja, abaixo, a lista dos jogadores que ficaram entre a 4ª e a 11ª posição no ranking:

  • 4 – Ilkay Gündogan (Alemanha e Manchester City, agora no Barcelona) – 129 pontos
  • 5 – Rodri (Espanha e Manchester City) – 110 pontos
  • 6 – Kylian Mbappé (França e Paris) – 82 pontos
  • 7 – Luka Modric (Croácia e Real Madrid) – 33 pontos
  • 8 – Marcelo Brozovic (Croácia e Inter de Milão, agora no Al Nassr) – 20 pontos
  • 9 – Declan Rice (Inglaterra e West Ham, agora no Arsenal) – 14 pontos
  • 10 – Alexis Mac Allister (Argentina e Brighton, agora no Liverpool) – 12 pontos
  • 11 – Jesús Navas (Espanha e Sevilla) – 6 pontos

Fonte: SBT Sports

Tags: coronavírus, futebol, uefa, Vinícius Júnior