Vasco assina acordo com MP para liberar público em São Januário

O Vasco da Gama divulgou na tarde desta quarta-feira (13) que assinou, em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para possibilitar a liberação de público em São Januário. O estádio não recebe torcedores desde o fim de junho, após partida contra o Goiás.

O acordo ainda deverá ser homologado pela Justiça Estadual. O Cruzmaltino tem a expectativa de que a torcida já possa frequentar São Januário na partida contra o Coritiba, no próximo dia 21, uma quinta-feira, válida pela 24ª rodada do Brasileirão.

Ao assinar o TAC, o Vasco se comprometeu a implementar uma série de melhorias no estádio. Entre estas alterações, está um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será instalado gradualmente.

De acordo com pronunciamento do clube, serão utilizadas câmeras de alta definição, capazes de captar imagens com nitidez mesmo em ambientes noturnos, com baixa luminosidade. O intuito é ser capaz de identificar infratores dentro do estádio.

Após a partida contra o Goiás, torcedores tentaram invadir o campo e arremessaram sinalizadores no gramado. Uma confusão foi instaurada nos arredores do estádio. A polícia confirmou que houve tiros de arma de fogo contra a torcida vascaína no dia. 

Leia a nota completa do Vasco:

“Na manhã desta quarta-feira (13/09), o Vasco da Gama e o Ministério Público Estado do Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que possibilitará a liberação do Estádio de São Januário para os jogos com público. O acordo será encaminhado para homologação pela Justiça Estadual. A expectativa é que o processo seja concluído nos próximos dias, viabilizando a realização da partida contra o Coritiba na casa de todos os cruzmaltinos.

São Januário passará por melhorias na operação de jogos e segurança para se tornar o estádio no Rio de Janeiro pioneiro a possuir um sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso, que será implantado por fases. A celebração do TAC vem para confirmar a raiz pioneira do Vasco da Gama, que buscou desde o início, em sua proposta  de acordo com o MP-RJ, apresentar soluções que contribuíssem para a melhora coletiva da experiência do torcedor em dia de jogo, com as responsabilidades sendo divididas entre o clube e os órgãos públicos envolvidos organização de partidas de futebol, deixando assim um legado para o futebol carioca. 

O acordo prevê a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de captação de imagens com nitidez, inclusive em ambientes com baixa luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio.

O Vasco da Gama agradece ao Procurador-geral de Justiça, Dr. Luciano Mattos, à toda a equipe do MP-RJ e aos demais órgãos públicos pelo trabalho incansável que levou celebração de um acordo histórico que certamente terá impactos positivos não apenas para os frequentadores de São Januário e seu entorno, como também para toda a sociedade.”

Fonte: SBT Sports

Tags: justiça estadual, libera publico, são januario, vasco assina acordo com o mp