Seleção brasileira de basquete masculino troca comando para Pré-Olímpico

Faltando menos de 75 dias para a disputa do Pré-olímpico de Basquete, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou na última quarta-feira (17) a saída do técnico Gustavo de Conti do comando da seleção brasileira de basquete masculino. Além disso, a confederação divulgou na última quinta-feira (18) o retorno do croata Aleksandar Petrović para o cargo de treinador.

Ao todo, Gustavinho ficou no comando da amarelinha por dois anos e meio e conciliou seu trabalho na seleção com a equipe do Flamengo Basquete. Ainda segundo a confederação, houve um comum acordo com o treinador.

Além de Gustavo de Conti, Diego Jeleilate (Diretor Técnico das Seleções Masculinas adultas) também deixou seu cargo e a CBB contratou Victor Mansure que era Gerente de Seleções.

Confira a nota da CBB na íntegra:

A Confederação Brasileira de Basketball informa que Gustavo De Conti não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina adulta. A decisão foi tomada em comum acordo. A Basquete Brasil agradece o empenho e trabalho de Gustavo durante os últimos dois anos e meio à frente da Seleção e deseja boa sorte na sequência da carreira.

Nesta mesma data, Diego Jeleilate encerra sua passagem como Diretor Técnico das Seleções masculinas. Em seu lugar, chega Victor Mansure, que já ocupava o cargo de Gerente de Seleções. Victor tem passagens pela FIBA, NBA e pela própria CBB anteriormente. Desejamos sorte a ambos.

O novo treinador da Seleção Brasileira, visando o Pré-Olimpico de Riga, no mês de julho, onde buscaremos a vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, será anunciado em breve.

Retorno de Petrović e Pré-Olímpico

O croata de 65 anos retorna ao comando da seleção brasileira depois de três anos. O comandante esteve no cargo de 2017 a 2021. Na época, pediu demissão depois que não conseguiu classificar o Brasil para a Olimpíada de Tóquio em 2021.

No momento, a seleção briga por vaga nos Jogos de Paris 2024 no torneio Pré-Olímpico. A competição acontece entre os dias 2 e 7 de julho.

Na ocasião, a seleção está no grupo B ao lado de Montenegro e Camarões. Os dois melhores avançam para a próxima fase, enfrentando os dois melhores do grupo A formado por Letônia, Georgia e Filipinas.

O torneio será disputado em várias cidades e o campeão de cada uma é o que vai conseguir vaga para Paris. Os jogos da seleção acontecem na cidade de Riga, na Letônia.

Nova comissão técnica

Além de Petrović, o Brasil vai ganhar uma nova comissão técnica formada por quatro auxiliares: o ex-jogador do San Antonio Spurs, Thiago Spliter, Helinho Garcia (que estava anteriormente com Gustavo de Conti na seleção), Demétrius Ferracciú e Bruno Savignani.