Quem é Ary Borges, jogadora destaque na estreia do Brasil na Copa do Mundo

A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina contou com uma personagem principal. Camisa 17 do Brasil, a ponta Ary Borges anotou três dos quatro gols da goleada por 4 a 0 sobre Panamá, em Adelaide, Austrália. Ary Borges ainda deu a assistência para o gol de Bia Zaneratto.

Ex-jogadora de Palmeiras e São Paulo, a meia – que atua como ponta na seleção brasileira – tem 23 anos de idade. Com os três gols diante do Panamá, a atleta alcançou nomes como Sissi, Pretinha e Cristiane na história da Canarinho. O grupo possui a marca de anotar três gols em estreias de Copa. Mas quem é Ary Borges?

Ariadina Alves Borges nasceu em São Luís, Maranhão. Os pais da pequena Ary partiram para trabalhar em São Paulo, o que fez com que a garota fosse cuidada pelo avó nos primeiros anos de vida. Com 10 anos de idade, Ary Borges foi morar com os pais em São Paulo.

O pai da então menina percebeu o talento da filha e a levou para fazer testes com meninos no Santos. Pouco tempo depois, Ary Borges foi levada para o Centro Olímpico, local em que encontrou um time feminino para atuar. Dali em diante, a trajetória da meia colocou.

Ary foi levada aos 16 anos para vestir a camisa do Sport. Em Pernambuco, a jovem jogadora foi campeã estadual por dois anos seguidos, em 2017 e 2018. Depois, a rápida e habilidosa atleta foi contratada pelo São Paulo. No Tricolor, a meio-campista teve alguns problemas com lesões e, ainda assim, foi importante na campanha que levou a equipe para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

A sequência da trajetória da carreira da jogadora foi justamente no rival Palmeiras. No Verdão, Ary Borges foi protagonista na conquista da Copa Libertadores de 2022 ao marcar um dos gols da final contra o Boca Juniors. A meia ainda foi campeã do Paulistão de 2022 com a camisa do Palestra.

O sucesso com a camisa do Alviverde resultou nas primeiras chances de Ary Borges na seleção brasileira. A técnica Pia Sundhage passou a convocar a jogadora em 2021. Pouco tempo depois, a meia foi um dos destaques do Brasil no título da Copa América. Ary fez dois gols ao longo da campanha

No último mês de dezembro, o Racing Louisville, dos Estados Unidos, contratou a jogadora brasileira. A trajetória de Ary no time norte-americano conta com 13 jogos e um gol. Agora, a camisa 17 está focada em conquistar o título da Copa do Mundo Feminina pelo Brasil. 

Fonte: SBT Sports

Tags: Ary Borges, copa do mundo, feminino