A primeira fase do Brasileirão Feminino Neoenergia 2023 chegou ao fim na segunda-feira (12). Com o encerramento da fase de grupos, as oito vagas para as quartas de final foram definidas e os confrontos das quartas de final definidos. O São Paulo e o Cruzeiro ficaram com as últimas vagas.
Os primeiros confrontos do mata-mata estão definidos, com direito a clássico paulista. Por ordem de colocação, o Corinthians enfrenta o Cruzeiro, o Palmeiras encara o São Paulo, a Ferroviária joga contra o Internacional e o Flamengo duela com o Santos.
Bahia, Athletico-PR, Real Ariquemes e Ceará foram rebaixados.
Confira os resultados da 15ª rodada:
O Corinthians, líder do campeonato com 37 pontos, goleou o Bahia por 5 a 1 no Pituaçu, em Salvador (BA). O Athletico-PR sofreu um revés para o Palmeiras, que venceu por 2 a 1 no CAT do Cajú, em Curitiba (PR), confirmando a segunda colocação na tabela nesta primeira fase. A Ferroviária ficou em terceiro lugar após vencer o Avaí/Kindermann por 3 a 0 no Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão (SP). Em sexto e quinto lugar respectivamente, Flamengo e Internacional jogaram na Gávea, no Rio de Janeiro (RJ). Na partida, o Rubro-Negro saiu com três pontos ao superar o Internacional com o placar de 2 a 1. O Santos, já classificado, enfrentaria o Real Ariquemes, mas venceu por WO.
Em busca de uma vaga no mata-mata, Grêmio e São Paulo se enfrentaram no Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul (RS). O Tricolor Paulista levou a melhor na disputa, vencendo a equipe gaúcha por 3 a 0 e ficando em sétimo lugar.
No Defelê, em Brasília (DF), Real Brasília e Cruzeiro ficaram no 1 a 1 e o empate garantiu a classificação da Raposa para as quartas de final. O clube mineiro encerrou a fase de grupos em oitavo lugar.
Na Cidade Vozão, em Itaitinga (CE), Ceará e Atlético-MG empataram por 1 a 1.
Com os resultados da última rodada da primeira fase, a classificação ficou da seguinte maneira:
Corinthians (1º – 37 pontos), Palmeiras (2º – 35 pontos), Ferroviária (3º – 34 pontos), Santos (4º – 32 pontos), Flamengo (5º – 31 pontos), Internacional (6º – 28 pontos), São Paulo (7º – 25 pontos) e Cruzeiro (8º – 22 pontos) estão nas quartas de final.
Na sequência, Grêmio (9º – 19 pontos), Avaí/Kindermann (10º – 19 pontos), Real Brasília (11º – 17 pontos) e Atlético-MG (12º – 16 pontos).
Na zona de rebaixamento ficaram Bahia (13º – 13 pontos), Athletico-PR (14º – 10 pontos), Real Ariquemes (15º – 9 pontos) e Ceará (16º – 1 ponto).
Tags: brasileião, campeonato feminino, cruzeiro, ferroviaria, quartas de final, São Paulo