Projeto social ‘Superar e Vencer’ será lançado neste sábado (18)

O esporte em suas mais variadas vertentes tem o papel de inclusão social e resgate da dignidade. Pensando assim, o projeto social ‘Superar e Vencer’ vai beneficiar mais de cem crianças da região da Vila Conceição e bairros adjacentes, que terão acesso gratuito a várias atividades olímpicas. O projeto será lançado neste sábado (18), a partir das 9h, no complexo esportivo Sports Village, no bairro Calhau, em São Luís. O ‘Superar e Vencer’ tem o apoio do Governo do Estado e patrocínio da Terra Zoo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Ao todo 116 crianças e adolescentes serão atendidos no Sports Village nas seguintes modalidades: jiu jitsu, volêi de praia, volêi de quadra, ginástica olímpica e Levantamento de Peso Olímpico (LPO).
Além de aulas gratuitas, os alunos receberão kits esportivos com uniforme completo.

No Brasil, existem vários exemplos da importância de projetos sociais na formação de atletas, como a ginasta Rebeca Andrade. Nas Olimpíadas de Tóquio, ela faturou o ouro no salto e a prata na ginástica artística individual geral. A trajetória da atleta até a consagração olímpica teve início aos quatro anos de idade, em um projeto social da prefeitura de Guarulhos (SP).

Para a multiesportista Ândrea Goullart, coordenadora do projeto, mais do que revelar atletas com potencial olímpico, o projeto ‘Superar e Vencer’ tem a missão de formar cidadãos.

“Esporte é saúde e cidadania. O esporte resgata a dignidade das pessoas, além de promover inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente. Para a garotada, o esporte também significa disciplina em casa e na escola. O projeto ‘Superar e Vencer’ é um sonho antigo. Feliz em ver esse sonho se tornando realidade e beneficiando várias crianças que de comunidades carentes. O Sports Village tem uma estrutura esportiva completa. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado do Maranhão e a empresa. Vamos mostrar a força do esporte para transformar vidas”, disse Ândrea Goulart.

Tags: adolescentes, crianças, esporte, ginástica artística, Superar é vencer