Projeto Futebol Inclusivo contempla 250 crianças em Bacabal

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte tem a grande missão de fomentar a prática de esportes em todas as regiões do Maranhão. Nesta semana, a cidade de Bacabal recebeu a segunda edição do Projeto Futebol Inclusivo para crianças carentes. As disputas tiveram início na quarta-feira (17) e prosseguiram até quinta-feira (18), no Estádio Merecão.

Nesta edição, o projeto foi marcado por minicampeonatos de futebol nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14 e beneficiou mais de 250 crianças, de 12 escolinhas de futebol de Bacabal. Cada escola recebeu kits com uniformes completos (camisas, calções, meiões), coletes de treinamento e bolas oficiais.

Na competição participaram quatro equipes, que disputaram as semifinais, finais e os duelos de 3º lugar. Como premiação, os times campeões receberam 20 bolas; os vices, 15; os terceiros colocados levaram 10; e os quartos colocados receberam 5 bolas.
“Pela segunda vez, o Futebol Inclusivo foi um grande sucesso na cidade de Bacabal. Conseguimos incentivar a prática do esporte entre crianças carentes. Todas as escolinhas participantes receberam uniformes, coletes e bolas oficiais, que serão de grande importância para suas atividades diárias. Só temos a agradecer ao governo do Estado e à Potiguar por terem acreditado e incentivado esta iniciativa”, afirmou Waldemir Rosa, coordenador-geral do projeto.

Disputas em campo

E a garotada da cidade de Bacabal deu show dentro de campo com muita habilidade e disposição. Nas disputas da categoria Sub-10, a garotada da UDC foi a campeã ao derrotar o Bom de Bola por 2 a 0 na final. Antes, nas semifinais, a UDC havia vencido o Internacional por 4 a 0 nas semifinais. Na disputa pelo terceiro lugar, o Internacional venceu o Barcelona por 1 a 0.

Já no Sub-12, o título do Futebol Inclusivo ficou com os meninos do JC Lideral que, na decisão, enfrentaram o Corinthians. E, após empate por 2 a 2 no tempo normal, o JC Lideral venceu por 3 a 2 nos pênaltis. No duelo pela terceira colocação, o Bandeirantes levou a melhor sobre o Xaviara: 2 a 0.

E, nas disputas do Sub-14, o União Bet derrotou o Real Madrid por 1 a 0 para soltar o grito de campeão. Enquanto isso, o Verona fez 2 a 0 sobre a Portuguesa e conquistou a terceira colocação na categoria.

Veja como ficou a classificação final do Futebol Inclusivo 2024

Sub-10
1.‎ UDC
2.‎ Bom‎ de‎ Bola
3.‎ Internacional
4.‎ Barcelona‎

Sub-12
1.‎ JC‎ Lideral
2.‎ Corinthians
3.‎ Bandeirantes
4.‎ Xaviara

Sub-14
1.‎ União‎ Bet‎
2.‎ Real‎ Madrid
3.‎ Verona
4.‎ Portuguesa‎

Tags: balsas, futebol, futebol inclusivo, Maranhão, projeto social