ONU Mulheres elogia medidas da FIFA contra presidente da Federação Espanhola

A agência das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero, ONU Mulheres (UN Women), expressou seu apoio à Federação Internacional de Futebol (FIFA) por sua atitude enérgica contra o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, após um incidente que envolveu um beijo não consensual na jogadora Jennifer Hermoso. O Conselho Nacional de Esportes do país (CSD) está programado para se reunir em breve para discutir as reclamações contra ele.

A declaração da UN Women, divulgada na 3ª feira (29.ago), saudou a postura decisiva da FIFA, que suspendeu Rubiales após o incidente em que ele beijou Jennifer Hermoso nos lábios sem o seu consentimento. O incidente ocorreu durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina em Sydney, no dia 20 de agosto, após a equipe nacional da Espanha vencer o torneio.

A UN Women, como apoiadora do esporte feminino e parceira da FIFA, saúda a ação decisiva da FIFA em relação às ações do presidente da federação de futebol da Espanha e ao lançamento de uma investigação completa após um ato claramente inadequado em relação a uma esportista na final da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023″, disse a declaração.

Embora Rubiales tenha afirmado que o beijo foi consensual, Hermoso foi enfática em afirmar que o ato foi não solicitado e a fez sentir-se violada. O caso gerou indignação pública e levou a pedidos pela renúncia do presidente da federação de futebol. O time vencedor da Copa do Mundo também afirmou que se recusaria a jogar pela Espanha enquanto Rubiales ocupasse o cargo.

No dia 28 de agosto, promotores do tribunal criminal superior da Espanha anunciaram a abertura de uma investigação preliminar em relação ao chefe do futebol espanhol, Luis Rubiales.

Hermoso posteriormente descreveu o beijo indesejado como um “ato impulsivo e machista, fora de lugar e sem qualquer tipo de consentimento”. Em resposta à ação, promotores do tribunal destacaram a “natureza inequívoca” de suas declarações, afirmando que o ato não foi consensual e poderia se enquadrar em um crime de “agressão sexual”.

Em resposta às crescentes preocupações, a FIFA anunciou uma suspensão de 90 dias para Rubiales enquanto os procedimentos disciplinares são conduzidos. A UN Women destacou a importância dessa ação, enfatizando a necessidade de erradicar qualquer forma de abuso ou assédio no esporte feminino.

A UN Women também ressaltou a urgência de uma postura de “tolerância zero” em relação ao assédio e ao abuso em qualquer momento e lugar no âmbito esportivo. A agência enfatizou que todas as mulheres têm o direito de participar plenamente do esporte, livre de qualquer forma de assédio, seja nos vestiários, nas redes sociais ou nos eventos esportivos internacionais.

“As mulheres em todos os lugares têm o direito de participar plenamente do esporte sem qualquer forma de abuso ou assédio – seja atrás de portas fechadas, nos vestiários, nas redes sociais ou no palco mundial”, disse a UN Women.

A mensagem central é clara: a violência, o assédio e o abuso no esporte feminino não serão mais tolerados. A UN Women, juntamente a decisão da FIFA, insta todos os envolvidos no esporte a assumirem a responsabilidade pela criação de um ambiente seguro, respeitoso e igualitário para todas as atletas e participantes.

Fonte: SBT Sports

Tags: fifa, ONU