Maranhenses conquistam pódios no Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico

A delegação maranhense voltou com a bagagem cheia de medalhas do Campeonato Brasileiro Sub-17 e Sub-20 de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) realizado em Viçosa (MG). O Maranhão subiu ao pódio em cada categoria que disputou, o Estado foi destaque na competição. Ao todo foram cinco medalhas em diversas categorias.

A delegação maranhense foi composta por 6 atletas e 3 dirigentes: Lucena Marques (presidente da Federação Maranhense de LPO; Eduardo Roberto (diretor técnico da Federação) e Lívia Soares (instrutora de LPO).

Dobradinha maranhense na categoria 67 kg: Giovanny Lopes Rosa em 2º lugar e Enzo Hermano Arrais no o 3º lugar.

O Maranhão conquistou pódio com vários atletas.  João Roberto Soares de 13 anos ficou em 2º lugar na Categoria 55kg. Já na categoria 67 kg teve dobradinha de maranhenses no pódio com: Giovanny Lopes Rosa (16 anos) em 2º lugar e Enzo Hermano Arrais (14 anos) que ficou com o 3º lugar.  Na cat. 89kg, Isaac Mousinho Gomes, 14 anos, foi vice-campeão. Teve pódio feminino também com Emily Antunes Küster, 14 anos, 3º lugar na Categoria 55kg, e Gabriella dos Santos Soares, 19 anos ficou 5º lugar na Categoria 59kg.

O LPO em competição é caracterizado por duas provas fundamentais: arranco e arremesso. Ganha quem levantar mais peso na soma de ambas com os movimentos válidos. Os atletas têm três tentativas para erguer o maior número de carga possível .

O diretor técnico da Federação Maranhense de LPO, Eduardo Roberto – o Dudu LPO – destaca o empenho da garotada.

“Antes da competição, intensificamos a preparação dos atletas com treinos de fortalecimento e outros. O Brasileiro reuniu os melhore de cada Estado. E o Maranhão foi pódio em cada categoria que competiu. Detalhe que todos estão no início da idade para começar a competir. Isso representa a evolução do LPO maranhense e uma grande vitória para nossa garotada, que tem um futuro promissor”, disse Eduardo Roberto.

O próximo desafio da turma do LPO é neste mês de dezembro, quando a Federação Maranhense de LPO (Felp- MA) realiza a última etapa do Campeonato Estadual – a Copa Dragon – nos dias 9 e 10 de dezembro, no Centro Esportivo Sports Village, bairro Calhau.

Tags: esporte, Levantamento de Peso Olímpico, LPO, Maranhão, maranhenses LPO