Manchester United e Newscastle decidem Copa da Liga Inglesa

Ansiedade, motivação e pensamento positivo. Entre tais sentimentos, o meia Joelinton se prepara para uma experiência diferente na carreira: jogar a primeira final na Inglaterra, com a camisa do Newcastle, no próximo domingo, diante do Manchester United. O duelo no Estádio de Wembley, neste domingo, às 13h30 (de Brasília), vale a Copa da Liga Inglesa – e também o fim do jejum do clube alvinegro, que não conquista um dos grandes títulos do país desde 1955.

A falta de conquistas aumenta o peso nas costas de uma geração que começou a reconstruir a história do clube. Comprado por um fundo da Arábia Saudita no fim de 2021, o Newcastle se reforçou bem nas últimas janelas e faz uma temporada de alto nível, disputando um lugar na próxima Liga dos Campeões. E esses elementos fazem com que Joelinton – que chegou antes da era saudita – não coloque o gigante United como favorito na decisão.

A gente sabe da qualidade do Manchester, estão vivendo um ótimo momento. Mas em questão de favorito, acho que é 50 a 50. É só um jogo, tudo pode acontecer. Acredito muito na minha equipe. Em todo o campeonato a gente teve boas atuações, fez por merecer chegar na final. Então, eu vejo que que está 50 a 50 – afirma o meia.

Apesar da grande temporada e do quinto lugar na Premier League, o Newcastle chega para a decisão vindo de resultados ruins. O time não vence desde o fim de janeiro e acumula dois empates e uma derrota nas últimas três partidas. Nada que tire a confiança do elenco, segundo Joelinton, muito pelo histórico demonstrado ao longo de jogos complicados na temporada.

 É uma competição diferente, é uma final. Então só importa o momento, os 90 minutos que a gente vai viver ali. Eu acredito muito na nossa qualidade, a gente chegou a ter grandes atuações na temporada. Já jogamos contra o United, contra outras equipes grandes na Premier League.

Então, acho que a gente não tem que baixar a cabeça para ninguém. Todo mundo no grupo sabe da nossa capacidade, o que a gente já fez nessa temporada, em outros jogos. Então, acho que é quer focar nesse jogo.”

— Joelinton, meia do Newcastle

A decisão deste domingo será a terceira na carreira de Joelinton. Na primeira, ainda no Brasil, o jogador atuava como atacante e defendia o Sport – mas não foi utilizado na final da Copa do Nordeste de 2014. Apesar disso, pôde viver o ambiente de um grande estádio lotado, em memórias que diz guardar até hoje. A segunda foi pelo Rapid Vienna, na Áustria, quando saiu derrotado pelo RB Salzburg, mas foi titular e marcou um gol na partida.

– Mas não foram só esses dois jogos, essas duas finais, mas tudo que eu já passei na minha carreira. Na Áustria, na Alemanha, no Brasil, tudo isso me fez ser o jogador que eu sou hoje, todo aprendizado, todas as quedas, os momentos bons, tudo me fez chegar nesse momento. E estou preparado, ansioso, motivado.

Brasileiro ao lado de Eddie Howe, que o transformou em meia no Newcastle — Foto: Getty Images

Brasileiro ao lado de Eddie Howe, que o transformou em meia no Newcastle — Foto: Getty Images

Tags: esportes, final, Liga Inglesa