A jogadora de basquete Kamilla Cardoso entrou para a história ao ser a 3ª escolha do Draft da WNBA. A pivô de 22 anos vai defender as cores do Chicago Sky depois de ter sido campeã da liga universitária (NCAA) com o South Carolina Gamecocks.
Em entrevista para a SirusXM NBA Radio, Kamilla colocou que a ex-pivô do Sampaio Basquete e atualmente no SESI Araraquara Basquete, Érika de Souza, como sua principal inspiração e que a jogadora foi muito importante em sua carreira por ter lhe dado seu primeiro par de tênis para jogar basquete.
Uma das minhas grandes inspirações é a Érika de Souza. Ela joga pelo Brasil e foi ela a pessoa que me deu meu primeiro par de tênis de basquete. Eu não vim de uma família muito rica, não tínhamos dinheiro para comprar, era muito difícil achar um do meu tamanho e a Érika me deu o meu primeiro. Então, a partir da aí virou minha grande inspiração, revelou Kamilla Cardoso em entrevista.
Érika de Souza conta com uma passagem bastante vitoriosa com a equipe do Sampaio Basquete. A jogadora venceu com a Bolívia Querida o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) de 2022 e, no ano seguinte, ficando com o vice-campeonato da competição. A pivô conta também com passagem pela WNBA (NBA feminina) pelo próprio Chicago Sky, além de também Los Angeles Sparks, Connecticut Sun e Atlanta Dream. Além disso, tem dois ouros e um bronze no Pan-Americano com a seleção brasileira
A jogadora esteve presente com a equipe na disputa do Pré-Olímpico de Basquete Feminino, mas o Brasil acabou não conseguindo classificação para disputar os Jogos de Paris 2024 no meio do ano.