No último domingo (21), foi registrado uma manifestação racista da torcida durante os Jogos Escolares Ludovicenses, no Ginásio Costa Rodrigues.
A manifestação racista veio da torcida, contra o IEMA, durante a partida de futsal na categoria infanto masculino, entre as equipes do Colégio Upaon-Açu, da rede particular, e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da rede pública estadual.
A Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL) em nota disse que repudia qualquer tipo de discriminação ou ato de racismo. Disse ainda que, foi um caso isolado e que está tomando as devidas providências juntamente com as equipes JELs.
Já o governador do Maranhão, manifestou-se por meio de uma rede social, demostrando apoio aos atletas do IEMA e que o Governo está dando apoio psicológico aos estudantes. Leia na integra:
Minha solidariedade aos alunos do @iema_oficial que foram vítimas de atos racistas de torcedores durante os Jogos Escolares Ludovicenses no último dia 21. Nosso Governo está dando o apoio psicológico a esses estudantes e segue combatendo todo tipo de discriminação étnico-racial.
— Carlos Brandão 🇧🇷 (@carlosbrandaoma) May 24, 2023