Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentam neste sábado (1), às 16h, no estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra, para a grande final da UEFA Champions League.
A TV Difusora/SBT vai iniciar a cobertura a partir das 14:15, trazendo com exclusividade as principais informações do último capítulo da competição de futebol mais importante do mundo.
SBT: na SKY – canal 9 (409 no HD), Claro/NET – canal 17 (509 no HD), VIVOTV – canal 222 e OITV – canal 111.
Cleber Machado estará na narração da partida que vai contar também com os comentários de Mauro Beting e análise de arbitragem de Nadine Basttos. Além disso, o repórter João Venturi vai trazer as principais informações diretamente do gramado de Wembley.
Esta será a primeira vez que a equipe espanhola e alemã se encontram em uma final do torneio. O Real Madrid é o maior vencedor da competição com incríveis 14 títulos e vive o sonho de alcançar a sua 15ª conquista.
Do outro lado, o Borussia tem apenas um único título da Champions League, vencido na temporada 96/1997 em cima da Juventus, em Munique. Depois disso, chegou na final de 12/2013, mas acabou perdendo para o Bayern de Munique.
Borussia Dortmund
Os aurinegros terminaram na primeira colocação do grupo F que contou também com PSG, Milan e Newcastle. Em seguida, passou por PSV (oitavas de finais), Atlético Madrid (quartas de finais) e PSG (semifinal).
A final vai ter um tom especial, uma vez que marca a despedida de um dos maiores ídolos da história do clube: Marco Reus. Ao todo, são 12 temporadas e cinco títulos conquistados com a camisa do BVB, que incluem três Supercopas da Alemanha e duas Copas da Alemanha.
O meia de 34 anos vai deixar o clube do coração e ainda não sabe para onde vai jogar. O jogador ao lado do zagueiro Mats Hummels são os únicos do atual elenco do Borussia que jogaram a final diante do Bayern de Munique em 2013.
O defensor, inclusive, tem sido um dos principais destaques do ano. Não deixou de jogar nenhuma partida esta temporada e, além disso, teve incríveis 48 desarmes na Champions.
O Dortmund chega à final com a melhor defesa do torneio. Contudo, ter a melhor defesa da competição não é sinônimo de garantir o título. Na temporada 16/2017, por exemplo, a Juventus também chegou com a melhor defesa, mas terminou sendo golada para o Real Madrid na decisão por 4 X 1.
No comando do ataque, o Borussia conta com o goleador Niclas Füllkrug, de 31 anos, artilheiro da equipe na temporada ao lado do ponta Malen com 15 gols. Além de três gols na Champions.
Será a primeira vez que o treinador Edin Terzic chega a uma final de torneio europeu, o técnico de apenas 41 anos começou sua história no Borussia ainda como olheiro da base até sua ascensão no comando da equipe.
Real Madrid
Vivendo uma grande fase, os madrilenhos estão há 25 jogos seguidos sem perder. Quando se trata de Champions League, a última final perdida pelos maiores vencedores do torneio foi na temporada 80/1981 quando perderam para o Liverpool por 1 x 0.
Em caso de mais um título neste sábado (1), Luka Modrić, Toni Kroos e Dani Carvajal vão se igualar a outro ídolo do Real Madrid, Francisco Gento, como os jogadores que mais vezes foram campeões da Champions com seis títulos.
Gento venceu a competição nos anos de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960 e 1966. Carvajal e Modrić foram campeões nos anos de 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022. Enquanto que Kross foi campeão em 2013, 2016, 2017, 2018 e 2022. Seu primeiro título, em 2013, foi vencido quando era jogador do Bayern de Munique, mas o restante foi todo pelo Real.
Da mesma forma que Reus, o duelo em Wembley também vai ser de despedida para Toni Kross. O alemão decidiu se aposentar, mas ainda disputa a Euro 2024 pela Alemanha, será seu último torneio como jogador profissional que também tem em seu currículo a Copa do Mundo no Brasil em 2014.
Na decisão, os brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo serão os titulares e, em mais uma oportunidade, a dupla está em evidência com grande protagonismo ao lado do inglês Jude Bellingham.
Vinícius chegou a 23 gols na temporada, mesmo número visto em 22/2023, mas com menos jogos. 36 partidas nessa e 55 na anterior.
Bellingham foi eleito o craque de La Liga e Rodrygo soma cinco gols na Champions ao lado de Joselu e Vini.
O grande desfalque da equipe para a final será a do goleiro Andry Lunin que ainda não viajou para Londres por conta de uma gripe. Dessa forma, o Real deve contar com o retorno de Courtois que ser recuperou de uma lesão séria no joelho em agosto do ano passado.