Depois da cobertura da final da Liga Europa que teve a Atalanta como grande campeã da edição 2023/24, a TV Difusora/SBT transmite nesta quarta-feira (29), a partir das 15h45, a decisão entre Olympiacos-GRE e Fiorentina-ITA pela terceira edição da Conference Legue. Nenhum das equipes tem título no torneio, o clube italiano chegou muito perto na edição passada, mas acabou perdendo a final para o West Ham da Inglaterra.
A final da Conference League vai contar com narração de Luiz Alano, com Mauro Beting e Nadine Basttos nos comentários, além de ter também Fred Ring na apresentação. A decisão deste ano será disputada na AEK Arena, em Atenas, na Grécia.
O Olympiacos, do ex-Flamengo, Rodinei, vai disputar em casa a grande decisão do torneio. Na edição deste ano, os gregos se classificaram para a Conference depois de terminaram em terceiro lugar no grupo A da Liga Europa.
Na fase eliminatória, passaram sem dificuldade pelo Ferencvárosi TC da Hungria por 2 x 0 no agregado. Em seguida, nas oitavas de finais, venceram o Maccabi Tel Aviv de Israel por 6 x 1 depois de terem perdido o primeiro jogo por 4 x 1.
Nas quartas de final, passaram diante do Fenerbahçe-TUR por 3 x 2 nas penalidades. Enquanto que na semifinal, venceram o Aston Villa por 6 x 2 no placar total.
Uma das grandes armas do Olympiacos na final será o atacante marroquino Ayoub El Kaabi, de 30 anos, artilheiro da competição com 10 gols em oito partidas.
Do lado italiano, a Fiorentina conta com os brasileiros Arthur Melo (ex-Grêmio, Barcelona e Liverpool) e também o lateral-direito Dodô (ex-Shakhtar Donestsk e Vitória SC).
Em sua trajetória a mais uma final de Conference, a Fiorentina ficou em primeiro no grupo F com 12 pontos. Em seguida, passou por Maccabi Haifa-ISR, Viktoria Plzeñ-CZ, e Club Brugge-BEL.
Em caso de título, pode ser o primeiro troféu internacional da Fiorentina desde a Taça dos Vencedores de Taças de 1960/61.
“Estamos muito orgulhosos. Participamos de uma competição europeia durante dois anos consecutivos e chegamos em duas finais nas duas últimas edições. É uma grande alegria e fruto de um trabalho árduo e feito ao longo de três anos espetaculares.
Na edição passada, fizemos uma grande viagem, embora não tenha sido tão boa. Este ano, repetimos, o que não é fácil. Vamos dar o nosso melhor, porque a Fiorentina não ganha um troféu europeu há muitos anos. Temos outra oportunidade e, dessa vez, vamos tentar nos preparar melhor. Espero que nosso esforço, trabalho árduo, toda atenção que dedicamos a essa competição, nos possam trazer a cereja no bolo”, revelou o treinador da Fiorentina, Vincenzo Italiano à UEFA.
Tags: Conference League, fiorentina, Olympiacos, SBT, TV Difusora