O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu por unanimidade que o Tuntum Esporte Clube cometeu infração no Campeonato Maranhense e puniu o clube da região dos Cocais com a perda de seis pontos. Sendo assim, o Moto Club de São Luís jogará a semifinal do Campeonato Maranhense de 2024 contra o Maranhão Atlético Clube.
O julgamento foi realizado na tarde desta quinta-feira (18) em São Luís. A sessão solene contou com representantes do STJD e do departamento jurídico do Moto Club. O Tuntum não teve defesa por não enviar representante. A Federação Maranhense de Futebol não compareceu, mas terá que reorganizar a tabela do campeonato.
Segundo o vice-presidente e diretor jurídico do Moto Club, Vitor Pflueger, o Moto Club trabalhou de forma silenciosa para reverter a injustiça das decisões dos julgamentos anteriores.
“A gente fica muito feliz e eu quero agradecer imensamente à nossa equipe do jurídico, todo nosso staff, que trabalhou incansavelmente, trabalhou no silêncio para conseguir reverter o que de fato era uma injustiça nos julgamentos que aconteceram. Meu muito obrigado à Nação Motense e eu tenho certeza que agora a gente vai rumo ao título”, disse o vice-presidente em pronunciamento oficial.
Com o resultado, o Moto Club poderá voltar a disputar vagas nas competições nacionais do próximo ano como Campeonato Brasileiro da Série D 2025, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
Metaverso
Diante da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, os jogos das semifinais entre Maranhão e Tuntum que protagonizaram as semifinais do Campeonato Maranhense 2024 no início de abril serão cancelados. Bem como, a primeira final do Campeonato Maranhense realizada entre Sampaio e Maranhão na última terça-feira (16).
Em comunicado oficial, o Maranhão Atlético Clube afirmou que a venda de ingressos, que estava sendo realizada e comercializada pelo clube para a segunda final do Campeonato Maranhense, foi suspensa.
Também em comunicado oficial, O Sampaio Corrêa informou que aguardará um posicionamento oficial da Federação Maranhense de Futebol para reorganizar o planejamento da equipe.
Federação Maranhense de Futebol
O Portal Difusora News entrou em contato com a Federação Maranhense de Futebol, porém, até o encerramento desta matéria, a entidade não se manifestou oficialmente.
Entenda o caso
O Moto Club afirmou que o Tuntum escalou o jogador Wadson de forma irregular e, por isso, exigia que o clube do interior fosse punido. Em caso de punição, o Tuntum perderia 6 pontos, o que garantiria ao rubro-negro maranhense vaga nas semifinais do estadual.
A equipe da capital maranhense recorreu em primeira instância e perdeu na Comissão Disciplinar por 3 votos a 1. Em seguida, o Papão do Norte recorreu em segunda instância e perdeu por 5 votos a 3. Dessa vez em última instância, o Moto Club venceu por unanimidade.
Tags: mac, Maranhão, moto club, Sampaio Corrêa, São Luís