Raio-X: Com oito times, Maranhense começa dia 13 de janeiro

A quatro dias da rodada de abertura do Campeonato Maranhense 2024, as oito equipes participantes (Maranhão, Moto Club, Sampaio Corrêa, Pinheiro, Cordino, Tuntum, Imperatriz e Chapadinha) vivem situações distintas.

O Difusora ON traçou um “Raio-x” que resume o planejamento dos oito clubes na competição regional.  Veja o retrospecto dos times nos últimos anos, como foi a preparação de cada um e seus principais reforços para brigar pelo título maranhense. Confira abaixo:

Cordino

Sob o comando do experiente treinador Mastrillo Veiga, a Onça de Barra do Corda tem como principais peças, a prata da casa Ulisses e o Goleiro João Paulo. Recentemente a diretoria contratou Dagson, o jogadorque  teve destaque na campanha do Moto club de 2022.

O Cordino realizou um único amistoso contra a equipe do Tuntum, que terminou em empate de 1 a 1. O Cordino tem mando de Campo no Estádio Leandrão em Barra do Corda.

ASCOM – Cordino

Chapadinha

O Galo da Chapada treina a um pouco mais de um mês e tem como comandante Marquinhos Fumê e Fernando como auxiliar técnico. Alguns nomes que compoem o elenco é o meia atacante Jhon, o lateral esquerdo Apolo e o zagueiro Penalva.

O técnico tem passagem por diversos clubes da região e é a aposta para a disputa da competição. O time volta a jogar na cidade Natal, onde terá mando de campo no estádio Lucídio Frazão na cidade de Chapadinha.

Ascom – Chapadinha

Imperatriz

O Cavalo de Aço aposta suas fichas em 2024 no técnico Reginaldo França, que traz junto consigo Fábio Nogueira e Jheimey Carvalho. Além disso, o time renovou com alguns jogadores, sendo eles o atacante Welington Junior e o Lateral Elves.

A principal contratação foi o meia cearense, Dico Quixadá, que tem passagem pelo Fortaleza e Náutico. O Imperatriz realizou dois amistoso contra o Águia de Marabá, ambos terminaram em empates.

Gabriel Dias – Ascom SID

 

Maranhão Atlético Clube

O Bode Gregório é atual campeão estadual e pensando em dar continuidade nas conquistas em 2024, renovou com boa parte do elenco da temporada passada.

O Demolidor de Cartazes ‘bateu na trave’ e ficou a um passo do acesso à série C. Esse ano, uma das novidades é o goleiro Jean, que vem do Retrô-Pe. Jean disputa titularidade com Moisés que também tem grande destaque na função.

Ao comando de Zé Algusto o MAC entrou em campo em três amistoso. Goleou o Luminense Sub-20 por 8 a 1, empatou com o Altos–PI e perdeu para a seleção de Nina Rodrigues por 1 a 0.

Yuri Oliveira – Ascom MAC

Moto Club

Ano novo, vida nova. No embalo das mudanças administrativas e estruturais, o Papão do Norte vem para a disputa do Estadual com ‘sangue nos olhos’ e vem para a disputa da temporada 2024 com Marcinho Guerreiro e toda sua comissão técnica.

A nova diretoria, que hoje conta com um Centro de Treinamento reformulado, apostou na experiência para tentar surpreender seus adversários. Entre os reforços estão Rômulo Ferreira, Dida, Waldir, Misael e Léo Silva.

O Rubro-negro realizou dois amistosos, um contra o Chapadinha que ganhou de 5 a 0 e outro contra o Altos do Piauí com placar de 2 a 0 em favor da equipe. O Moto foi eliminado da Pré-Copa do Nordeste, no último domingo (7) e vem com foco total no Campeonato Maranhense.

Ariel Lemos – Ascom Moto

Pinheiro

O time da região da baixada tem no comando Danilo Brito e conta no elenco o experiente Márcio Diogo, Diego Víctor e algumas peças do sub-19 que subiram para a equipe principal.

O PAC realizou dois amistosos na pré-temporada, venceu a seleção de matinha por 5-1 e o time do São Luís por 3-1. O Búfalo tem mando de campo no Estádio Costa Rodrigues na cidade de Pinheiro.

O Pinheiro Atlético Club faz sua estreia na primeira divisão do Campeonato Maranhense–no dia 13 de janeiro, no Nhozinho Santos, em partida contra o Moto.

Carlinhos Fischa – PAC

Sampaio Corrêa

O Sampaio iniciou o ano apostando no novo treinador Thiago Gomes, que vem do São José–RS em uma boa campanha na série C.

O Tricolor maranhense vem de um rebaixamento da Série B do Brasileirão e da recente eliminação da Pré-Copa do Nordeste, em casa, para o Potiguar de Mossoró.

Kayan Mendes – SCFC

Com o elenco tendo Pimentinha, Ferreira e Eloir como os principais jogadores, o treinador ainda contará com Edrean, o goleiro Felipe, que tem passagem pelo Flamengo e Corinthians e o Lateral esquerdo Cortês, que tem passagem pelo Grêmio e pela seleção Brasileira.

A Bolívia fez um amistoso contra o Chapadinha, ganhando de 2 a 0.

Tuntum

O Leão dos Cocais retorna a elite do estadual sendo campeão da série B de 2023. Para disputar o título maranhense, a diretoria manteve boa parte do elenco da segundinha e renovou contrato com o treinador Marlon Cutrim.

Um dos destaques do elenco são os atacantes Cleber Pereira e Marciano, além do zagueiro João Victor. O Tuntum fez dois amistosos, sendo um contra o Fluminense do Piauí, no qual ganhou por 2 a 1 e contra o Cordino que ficou no empate de 1 a 1. O Tuntum manda seus jogos no estádio Rafael Seabra, no município de Tuntum.

Agencia Ponto de Foco

Fórmula de disputa

A primeira fase do Maranhense 2024 será disputada em jogos de ida e volta, entre todas as equipes. As semifinais terão jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º), com mando de campo da segunda partida ficando com o time de melhor campanha.

Assim como a semifinal, a final também será disputada em jogos de ida e volta. Nessas fases, qualquer empate por gols (também no agregado) leva a decisão do confronto para os pênaltis. O vencedor da competição garante vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro de 2025.

Confira a tabela de jogos do Campeonato Maranhense 2024

1º RODADA

13/01 – Sampaio Corrêa x Cordino – às 17hrs – Castelão
13/01 – Moto Club x Pinheiro – às 16hrs – Nhozinho Santos
13/01 – Chapadinha x Maranhão – a definir horário e local
14/01 – Tuntum x Imperatriz – às 17h – Estádio Rafael Seabra

2º RODADA

16/01 – Pinheiro x Sampaio Corrêa – às 19h30 – Estádio Costa Rodrigues
17/01 – Cordino x Chapadinha – às 19h – Estádio Leandrão
17/01 – Maranhão x Tuntum – às 20h15 – Estádio Nhozinho Santos
17/01 – Imperatriz x Moto Club – às 20h15 – Estádio Frei Epifânio

3º RODADA

20/01 – Moto Club x Chapadinha – às 16h – Estádio Castelão de São Luís
20/01 – Pinheiro x Maranhão – às 16h – Estádio Costa Rodrigues
21/01 – Tuntum x Sampaio Corrêa – às 17h – Estádio Rafael Seabra
20/01 – Imperatriz x Cordino – às 19h30 – Estádio Frei Epifânio

4º RODADA

24/01 – Cordino x Maranhão – 19h – Estádio Leandrão
24/01 – Tuntum x Moto Club – às 19h – Estádio Rafael Seabra
24/01 – Pinheiro x Imperatriz – às 19h30 – Estádio Costa Rodrigues
24/01 – Sampaio Corrêa x Chapadinha – às 20h15 – Estádio Castelão de São Luís

5º RODADA

27/01 – Cordino x Moto Club – às 17h – Estádio Leandrão
28/01 – Maranhão x Sampaio Corrêa – às 16h – Estádio Castelão de São Luís
28/01 – Tuntum x Pinheiro – às 17h – Estádio Rafael Seabra
28/01 – Chapadinha x Imperatriz – a definir horário e local

6º RODADA

31/01 – Imperatriz x Maranhão – às 20h15 – Estádio Frei Epidânio
31/01 ou 03/02 – Sampaio Corrêa x Moto Club – a definir horário e local
03/02 – Pinheiro x Cordino – às 16h – Estádio Costa Rodrigues
04/02 – Chapadinha x Tuntum – a definir horário e local

7º RODADA

06,07 ou 08/02 – Imperatriz x Sampaio Corrêa – às 20h15 – no Estádio Frei Epifânio
06 ou 07/02 – Moto Club x Maranhão – às 20h15 – no Estádio Castelão de São Luís
07/02 – Cordino x Tuntum – às 19h – no Estádio Leandrão
08/02 – Chapadinha x Pinheiro – a definir horário e local

Tags: campeonato, chapadinha, cordino, imperatriz, mac, maranhense, moto club, pinheiro, sampaio, tuntum