A Copa do Brasil 2024 já tem todos os seus participantes definidos. Ao todo, 92 equipes irão disputar a competição da próxima temporada. Segundo o calendário base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o torneio deve começar no dia 21 de fevereiro e vai até 10 de novembro.
Vale lembrar que, assim como nas últimas temporadas, 12 equipes se classificam direto para a terceira fase da Copa do Brasil, são eles; os campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B e os times classificados para a Copa Libertadores. Como as vagas diretas para a terceira fase não foram preenchidas totalmente por essas equipes, o Athletico-PR também garantiu esse trampolim, pegando uma vaga pela campanha no Brasileirão.
Moto Club, Maranhão e Sampaio Corrêa, são os clubes maranhenses que compõe os demais 80 times que irão entrar na fase inicial da competição. Eles são divididos em potes que se enfrentarão com base em sorteio da seguinte forma;
Pote A x Pote E
Pote B x Pote F
Pote C x Pote G
Pote D x Pote H
O Moto Club está no Pote E, logo tem a possibilidade e enfrentar qualquer time do Pote A. No qual encontra-se, Corinthians, Fortaleza, América-MG, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cruzeiro, Cuiabá, Coritiba e Vasco.
A última passagem do Corinthians em São Luís foi em 2005, quando enfrentou o Sampaio pelo mesmo campeonato. Já a última vez do Vasco foi em 2022, pela Série B.
No atual formato da Copa do Brasil, o Moto tem a certeza do jogo em casa na primeira fase, porém a desvantagem de não poder sair sem a vitória, pois em caso de empate ou derrota está eliminado da competição.
Os demais clubes maranhenses Sampaio e MAC também já podem fazer uma previsão dos seus adversários na competição.
O Maranhão Atlético Clube que está no pote G, vai cruzar com algum time do pote C no qual pode ser: Botafogo-SP, Bruseque-SC, Paysandu-PA, Volta Redonda-RJ, Ypiranga-RS, Confiança-SE, Ferroviário-CE, Brasiliense-DF, América-RN e Aparecidense-GO.
Já a Bolívia está no Pote B que cruza com o Pote F, tem os seguintes clubes: Operário-MT, Humaitá-AC, Trem-AP, São Luiz-RS, Treze-PB, Operário-MS, Porto Velho-RO, Anápolis-GO, Rio Branco-AC e Iguatu-CE. No caso do Sampaio, a certeza é do jogo fora de casa, porém com a vantagem de empatar ou vencer para avançar para segunda fase.