Neste sábado (28), Flamengo e Palmeiras se encaram no Mané Garrincha, em Brasília, pela Supercopa do Brasil. Concorrentes há anos pelos principais títulos, rubro-negros e alviverdes dominam o cenário do futebol sul-americano. Os dois times, desde 2018, possuem o mesmo número de competições de primeira grandeza.
O futebol brasileiro – e sul-americano – mudou a partir do momento em que Flamengo e Palmeiras alcançaram um outro patamar. De 2018 para cá, os dois clubes praticamente dividem as principais taças em âmbito nacional e internacional – 2017 foi o último ano em que rubro-negros e alviverdes não conquistaram uma taça nacional ou internacional.
Flamengo e Palmeiras foram bicampeões do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores nos últimos cinco anos, além de conquistarem um título da Copa do Brasil. Neste período, apenas Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil de 2019), Atlético-MG (Brasileirão e Copa do Brasil de 2021) e Atlético-PR (campeão da Copa do Brasil de 2019) se intrometeram no meio do domínio dos dois clubes.
O título da Libertadores de 2021 foi o ponto alto da disputa entre cariocas e paulistas. Há pouco mais de um ano, o Palestra bateu o Fla por 2 a 1 na grande decisão de Montevidéu. Organizados administrativamente, os times vão se reencontrar na Supercopa do Brasil com a maior parte dos jogadores daquela final de 27 de novembro.
Campeão em 2020 e 2021, o Flamengo vai disputar a Supercopa do Brasil pelo quarto ano seguido – o Rubro-Negro esteve em todas as edições desde o retorno do torneio. O Palmeiras busca conquistar a Supercopa pela primeira vez na história – o Alviverde foi derrotado pelo Fla há dois anos.
Fonte: SBT News
Tags: alviverde, flamengo, palmeiras, Rubro-Negro, supercopa