A Federação Inglesa de Futebol (FA) estuda a possibilidade de mostrar as conversas do VAR com o árbitro ao vivo durante os jogos. Membro do conselho da International Board (Ifab), órgão que atua com o regulamento das regras do futebol, e diretor geral da entidade da Inglaterra, Mark Bullingham revelou que a medida tem sido avaliada em busca de mais transparência para com os times e os torcedores.

Nosso ponto de vista, em matéria de marketing e comércio, é que normalmente a transparência é uma coisa muito boa e queremos que os torcedores tenham o máximo de informação possível”, comentou o dirigente.

O debate vem a tona após o erro assumido da equipe de arbitragem no jogo entre Tottenham e Liverpool. Na ocasião, o juiz de campo anulou um gol legal dos Reds, marcado por Luis Díaz, por conta de uma falha de comunicação entre o VAR e o árbitro. A associação de árbitros da Premier League, logo após a partida, reconheceu o erro.

A questão da transmissão ao vivo das decisões continuará a ser levantada porque uma maior transparência mostrará o quão difícil é o trabalho dos árbitros. E isso tem funcionado em outras modalidades. Portanto, acho que estamos no caminho certo ao anunciar a decisão e explicar por que ela foi tomada. Vamos ver se isso nos trará progressos”, acrescentou.

Alguns torneios organizados pela Fifa recentemente tiveram novidades impletementadas com relação ao VAR. Na Copa do Mundo Feminina, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, os árbitros de campo comunicavam as suas decisões após as revisões no monitor para todo o estádio.

Fonte: TNT Sports

Tags: federação inglesa, var