Eterno Campeão! Morre Zagallo, ídolo do futebol brasileiro, aos 92 anos

Um patrimônio da seleção brasileira! O futebol  perdeu na madrugada deste sábado (6) Mário Lobo Zagallo, um dos maiores grandes ídolos da seleção brasileira, aos 92 anos. A morte do Velho Lobo foi divulgada por meio de seu perfil oficial no Instagram.

Ligado principalmente aos feitos na seleção brasileira, Zagallo deixou um legado de amor à camisa da Canarinho. Com o Brasil, o Velho Lobo conseguiu a marca impressionante de ser o único tetracampeão do mundo na história das Copas.

Como ponta-esquerda, Mário Zagallo foi campeão dos Mundiais de 1958 e 1962. Mais tarde, o alagoano de Atalaia conquistou a competição como técnico, em 1970, e coordenador técnico, em 1994.

O último trabalho de Zagallo como profissional do futebol foi na Copa do Mundo 2006, como coordenador da comissão técnica de Carlos Alberto Pereira.

No total, somando toda a carreira dentro e fora das quatro linhas, teve quase 20 anos de vida dedicados à seleção brasileira. Em nota, a CBF lamentou a morte do Velho Lobo.

“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, diz trecho do comunicado. “A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado”, completa.

Morte de Zagallo repercute no esporte e na política

Em rede social, o ministro do Esporte, André Fufuca, também afirmou que Zagallo é uma lenda do futebol brasileiro. “Agradecemos por sua contribuição em mudar a história do nosso país e por ajudar a transformar o Brasil no país do futebol”, declara. O político também lembrou as vitórias de Zagallo em Copas do Mundo como jogador, em 1958 e 1962; como treinador, em 1970; e auxiliar-técnico, em 1994.

O Botafogo, time que foi a última casa de Zagallo, classificou o esportista como um dos maiores ídolos: “Campeão como jogador e treinador, com um currículo vitorioso e notável no esporte. Uma verdadeira lenda”.
O Flamengo, que também teve o esportista como jogador e técnico, fez uma brincadeira com o número 13 ao lamentar a morte do ex-Seleção: “‘Zagalo eterno’ tem 13 letras”, inicia trecho de nota. “O esporte brasileiro tem no tetracampeão mundial Zagallo um pioneiro e um recordista. O Flamengo tem em Zagallo um ídolo histórico. Obrigado por tanto, Velho Lobo!”, indica em outro momento.
O ex-jogador Zé Roberto, que foi da Seleção sob comando de Zagallo em 1998, quando o Brasil levou medalha de prata, disse que Lobo foi mais do que um treinador. “Um mentor, e acima de tudo, um verdadeiro líder. Seu impacto na minha carreira vai além das conquistas esportivas, pois me ensinou valores como resiliência, integridade e a importância do trabalho em equipe o Sr. foi o 1 primeiro treinador que através da sua convocação realizei o sonho de vestir a camisa da seleção brasileira”, pontua.
*Com informações do SBT News

Tags: CBF, futebol, seleção brasileira, zagallo