Copa Sul-Americana: Corinthians tenta evitar novo vexame continental

O Corinthians encara o Universitario na noite desta terça-feira (18), no estádio Monumental de Lima, no Peru, pelo jogo de volta do playoff da Copa Sul-Americana. Em vantagem na eliminatória, o Timão pode até empatar para garantir a vaga na próxima fase. Depois de cair na fase de grupos da Libertadores, o Alvinegro tenta evitar um novo vexame continental. O SBT e o site SBT Sports transmitem o duelo decisivo.

Na história, o Corinthians possui alguns capítulos decepcionantes em torneios da Conmebol. Nesta temporada, a equipe foi redirecionada para a disputa da Copa Sul-Americana por ter ficado no 3º lugar do Grupo E da Libertadores. O Alvinegro não era eliminado na fase de grupos do torneio desde 1977.

Nos últimos anos, o Timão ficou marcado por pelo menos outras três eliminações vexatórias na América do Sul. Em 2011, o então time do técnico Tite caiu para o Tolima na fase prévia da Libertadores. O Alvinegro se tornou o primeiro clube brasileiro a cair na conhecida “pré-Libertadores”. 

Anos depois, o Corinthians, já campeão continental, voltou a registrar outro vexame na América do Sul. Em 2015, o clube paulista foi eliminado pelo Guaraní do Paraguai nas oitavas de final da Libertadores. O time de Assunção bateu o Timão por 2 a 0, em solo paraguaio, e por 1 a 0 em Itaquera. Então diretor de futebol da equipe, Sérgio Janikian chegou a dizer que o Guarani era um “presente de Deus” para o Alvinegro.

O clube do Paraguaio voltou a surgir no horizonte do Timão cinco anos depois. O Corinthians sucumbiu diante do Guarani na fase prévia da Libertadores de 2020, derrotado por 1 a 0 em Assunção e eliminado pelo gol fora, na volta – o time de Tiago Nunes venceu por 2 a 1 em Itaquera. Nove anos depois, o Alvinegro acumulava a segunda queda na pré-Libertadores.

Desde então, as participações do clube do Parque São Jorge em torneios continentais também não tiveram sucesso. O Corinthians disputou a Copa Sul-Americana de 2021 e acabou eliminado na fase de grupos da competição, em edição em que apenas o primeiro de cada chave avançava ao mata-mata.

Agora, a decisão diante do Universitário é mais uma oportunidade para o Corinthians caminhar em competições da Conmebol. No Monumental de Lima, o Timão vai decidir se a Copa Sul-Americana de 2023 não será apenas mais frustração internacional para o clube.

Fonte: SBT Sports

Tags: Copa Sul-Americana, corinthians