Copa Professor Dimas abre temporada de LPO

A temporada de competições 2024 da turma do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) começa neste sábado (02) com a 4ª Copa Professor Dimas de LPO. A competição começa a partir das 9h, com disputas também pela tarde, no Complexo Esportivo Sports Village, bairro Calhau.

Ao todo 53 atletas de todo o Estado vão disputar pódio em cerca de 40 categorias de peso. As categorias estão subdividas entre Infantil, Sub-17, Sub-20, Adulto e Máster.

A pesagem começa às 7h30 com os atletas da categoria infantil. Depois da sequência de pesagens, as disputam se iniciam às 9h com a categoria infantil, Sub-17, Sub-20. As disputas nas categorias adulto e máster serão realizadas pela tarde.

O diretor técnico da Felp-MA, Eduardo Roberto, Dudu LPO, destaca que além de reunir atletas amadores e profissionais, e impulsionar o esporte no estado, a etapa também é importante para atletas buscarem índices para participarem do brasileiro.

“Os índices ainda não estão definidos, por isso é importante eles apresentarem os melhores resultados possíveis. Os índices não são tão rigorosos, mas os atletas precisam ser dedicados. Dos atletas profissionais, destaco Cayo Elcias e Amanda Marques, que já foram campeões brasileiros. Temos também talentos em outras categorias, atletas que estão se empenhando bastante. E a garotada, das categorias de base, que vem forte para representar o Maranhão nas etapas do Brasileiro ”, destaca Dudu.

Recentemente, Dudu foi convidado pelo Canal Olímpico para ser comentarista do  Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Peso 2024, realizado em Caracas, na Venezuela, entre 23 e 28 de fevereiro. A competição foi o penúltimo evento válido para o ranking Olímpico da Federação Internacional de LPO (IWF), que distribuiu todas as cotas Olímpicas disponíveis.

LPO – O levantamento de peso olímpico é um esporte que consiste, basicamente, no atleta levantar o maior peso possível. O atleta deve elevar o peso disposto em uma barra do chão até a cabeça.

Neste esporte, compete-se em duas modalidades: o Arranco e o Arremesso. No arranco, o praticante deve tirar a barra do chão e colocá-la acima da cabeça, em um movimento sem pausas. Já no arremesso, que é um movimento dividido em duas partes, o participante tira a barra do chão.

Tags: esportes, levantamento de peso, Maranhão