Confusão com sinalizadores pôs fim a último Milan x Inter decisivo na Champions

O Derby della Madonnina é um dos clássicos de maior rivalidade do planeta. O confronto entre Inter e Milan costuma romper os limites geográficos de Milão e se torna motivo de atenção nos quatro cantos do mundo. Há 18 anos, um duelo decisivo entre os rivais, na Champions League, foi encerrado por uma confusão com sinalizadores. O momento ficou registrado para a posterioridade do futebol.

Os dois rivais da cidade italiana, a quinta maior da União-Europeia, se encontraram pelas quartas de final da Champions League 2004/05. No primeiro jogo, o Milan de Carlo Ancelotti venceu o rival por 2 a 0, com gols do zagueiro Stam e do atacante Shevchenko. O revanche da Inter de Milão ficaria para o segundo confronto.

A definição do confronto teve mando justamente do time nerazzurri. Na volta, mais de 80 mil pessoas lotaram o estádio San Siro, sendo a maioria interista. Shevchenko, que vivia grande fase naqueles anos, abriu o placar para o Milan no primeiro tempo e impôs à Inter a dura missão de reverter um 3 a 0 no agregado.

O time de Roberto Mancini partiu para o desespero na etapa final. A bola teimava em entrar, sobretudo por mais uma atuação segura de Dida. Quando entrou, aos 25 minutos do segundo tempo, o árbitro da partida anulou o gol de cabeça do volante Cambiasso. A anulação do lance foi o estopim em San Siro.

Torcedores da Inter de Milão, revoltados, jogaram muitos sinalizadores no gramado, sendo que um dos artefatos acertou o goleiro Dida. A partida foi suspensa, e o Milan acabou declarado vencedor, por 3 a 0. Durante os minutos de confusão, a lente do fotógrafo Stefano Rellandini captou uma conversa entre Materazzi e Rui Costa. O registro é uma das fotos mais marcantes da história do futebol.

Classificado, o Milan partiu para Istambul para encarar o Liverpool na decisão. Por lá, o time de Ancelotti foi coadjuvante de uma das viradas mais marcantes da Champions League. Depois de 2005, os dois rivais de Milão estiveram na semifinal da competição europeia apenas uma vez, até chegar em 2023.

O primeiro confronto entre as equipes terminou com vitória por 2 a 0 pelo lado nerazzurri. O Milan, desta vez, vai em busca de uma virada para voltar à final da Champions League. O SBT e o site SBT Sports transmitem a decisão entre Inter e Milan a partir das 15h45.

Fonte: SBT News