Confronto precoce de Napoli e Real Madrid motivou mudança na Champions

O peso de um grande confronto entre Napoli e Real Madrid, e consequentemente de uma eliminação, ainda na primeira fase da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1987/88 motivou uma mudança nas regras da competição, que posteriormente seria a Uefa Champions League. Pelo torneio continental, as equipes se enfrentam nesta terça-feira (3) , às 16h, no estádio Diego Armando Maradona, na tela do SBT.

De um lado, aquele que hoje dá nome ao estádio do Napoli – Maradona – defendendo o campeão italiano da temporada anterior. Do outro, Emilio Butragueño com o campeão espanhol Real Madrid. Outros grandes nomes estrelavam os dois times, como o brasileiro Careca e Hugo Sánchez. 

Por definição de sorteio, ainda na primeira fase da Taça dos Clubes Campeões Europeus, Napoli e Real Madrid se enfrentaram em dois jogos, e os espanhóis levaram a melhor com 3 a 1 no agregado: 2 a 0 na Espanha e 1 a 1 na Itália. 

O peso da eliminação de uma grande equipe numa fase precoce preocupou tanto torcedores quanto televisão e diretoria de outros gigantes, além de expor a fragilidade do campeonato naqueles moldes. Mas não demorou muito a mudar. 

A primeira temporada com fase de grupos foi a de 1991/92, ainda com menos participantes – oito. Porém, já em 1992/93, se formou a Liga dos Campeões da Europa, até chegar nos moldes atuais com oito grupos de quatro equipes, totalizando 32. 

Fonte: SBT Sports

Tags: champions, Napoli, real madrid