Confira como foi a reinauguração do Ginásio Castelinho

A bola voltou a rolar na quadra do Ginásio Castelinho. Depois de quatro anos fechado, devido a um desabamento no teto, o espaço foi completamente reformado e entregue na tarde desse domingo (17) com toda solenidade necessária e um super jogo de vôlei que ficará marcado na história.

O novo Castelinho faz parte do Complexo Esportivo Canhoteiro, no bairro Outeiro da Cruz.  A quadra do ginásio poliesportivo toda reformada é multiuso e está apta para receber jogos de  futsal, basquete, handebol e vôlei.

Para a reforma do local foram investidos cerca de 30 milhões ao longo dos 4 anos. O Castelinho também recebeu um placar de cubo central wireless e piso flutuante de alto desempenho, padrão NBA, usado nacional e internacionalmente.

A parte externa conta com uma nova urbanização, incluindo acessibilidade, novo sistema de iluminação em tecnologia LED, paisagismo e um espaço demarcado para estacionamento.

“O Castelinho é um patrimônio que tá sendo devolvido à população maranhense pelo governador Carlos Brandão, é uma das etapas da entrega do complexo esportivo completo do Canhoteiro. Esse ginásio aqui é um patrimônio para o esporte, para cultura e também para a prática do esporte educacional. Ainda vem por aí mais obras, assinamos hoje a ordem de serviço para a pista de atletismo e já no próximo ano vamos também fazer a obra da piscina do Castelão. De modo que o governador Carlos Brandão está devolvendo várias praças esportivas. Aqui do Complexo, portanto, eu repito, beneficia não apenas o esporte, mas também a cultura, o lazer, e o esporte educacional” destacou Felipe Camarão, vice governador.

Além do governador Carlos Brandão e do Vice, Felipe camarão, o evento de reinauguração foi acompanhado do ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Gustavo Laranjeiras, além de toda classe esportiva maranhense e grandes atletas nacionais do vôlei.

“Esse é um presente antecipado de Natal para a sociedade maranhense e para o esporte do Maranhão. É um ginásio Ginásio moderno, com academia, alojamentos, piso flutuante Toda essa acessibilidade, estacionamento, com mais de 100 estacionamentos Pessoas com deficiências, sala de imprensa, tudo foi pensado para comodidade de todos”  destacou o secretário de esportes, Naldir Vale. Em seguida houve uma solenidade a inauguração o Memorial Georgiana Pflueger.

As festividades deram sequência com apresentações culturais que ficaram por conta do Bumba Boi de Sonhos.

O JOGO DAS SUPER LENDAS DO VÔLEI OLÍMPICO BRASILEIRO

A estreia da nova quadra ficou por conta do jogo de Vôlei Master, que teve participação de esportistas olímpicos. A partida foi entre a Seleção Brasileira Master e a Seleção Maranhense Master.  Nomes como Serginho, Samuel, Rodrigão, Maurício, Dante, Lipe e Gustavo Endres estiveram em quadra.

O Brasil venceu por 2 Sets a 0 (25×16 e 25×22), no último set as equipes mesclaram os jogadores e levaram o duelo para um lado mais descontraido pois afinal  o que importa mesmo é a comemoração de reestréia dessa quadra que já vivenciou e irá vivenciar ainda grandes competições.

Em entrevista exclusiva ao Difusora ON o atleta Iziane contou sobre a sensação de fazer parte do evento

“Esse ginásio tem uma importância histórica para o nosso povo, né? A gente tem que dizer que é a maior praça em termos de ginásio no nosso estado. Então a gente fica muito feliz de ela ter sido restaurada porque agora não só as nossas próprias demandas aqui no estado vão poder usar, mas também jogos importantes que podem ser trazidos para eventos importantes porque agora a gente tem um cenário de arena dentro do estado. Então, muito bom”, disse Iziane.

Também em entrevista ao Portal Difusora On, vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Gustavo Laranjeiras disse que há um estudo para o Maranhão entrar na rota de grandes competições nacionais de vôlei:

“Estamos estudando junto ao governo do estado essa pauta, mas acredito e tenho certeza que com esse Ginásio o vôlei, não só o vôlei vai dá um salto gigante para o Maranhão”, acredita Gustavo.

Para o encerramento das atividades esportivas aconteceu o jogo de basquete entre o Sampaio Corrêa e a Seleção Maranhense 35+. Nessa partida o placar ficou em 42 x 29 para o Sampaio Basquete.

A juventude esportiva maranhense é a principal beneficiada com o retorno no Castelinho. Para Brenda Nunes, atleta amadora de vôlei a felicidade é grande.

“Já ouvir falar daqui mas como comecei a praticar nesses últimos anos e aqui tava parado, nunca joguei no Castelinho, espero logo poder jogar nessa quadra estou ansiosa pra isso.”, afirmou Brenda.

Tags: esportes, Ginásio Castelinho