A Comissão de Arbitragem da CBF reconheceu, na manhã desta terça-feira (19), que houve erro de arbitragem ao não assinalarem pênalti para o Grêmio nos acréscimos do jogo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acabou empatada em 4 a 4, na Neo Química Arena.

No lance em questão, o atacante Yuri Alberto bloqueou um cruzamento com o braço após a bola desviar de leve na perna de Fagner. Em vídeo divulgado pela CBF, o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, afirmou que o camisa 9 do Timão estava com o braço em “posição antinatural”.

“Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, declarou Bassols.

A entidade divulgou o áudio da cabine do árbitro de vídeo. Emerson de Almeida, o responsável pelo VAR da partida, falou que Yuri Alberto não tinha a “intenção de bloquear”.

“O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço”, disse Emerson durante a partida.

Para Nadine Basttos, comentarista de arbitragem do SBT, a arbitragem do jogo de fato errou. “Não tem motivo para o VAR não chamar, para marcar a penalidade. O Yuri Alberto está com o braço aberto, ampliando o espaço corporal, com ação de bloqueio. O VAR desse jogo é Emerson de Almeida, o mesmo de Palmeiras x São Paulo da Copa do Brasil de 2022, que não checou o impedimento do Calleri, e ele foi afastado no ano passado. Mesmo que haja um toque na perna do Fagner, ele não é suficiente para surpreender, não deixaria de ser pênalti”, explicou.

Em entrevista coletiva pós-jogo, o técnico gremista Renato Gaúcho afirmou que até “cego viu” que foi pênalti. “Até o Stevie Wonder viu que foi pênalti. Pra quem não sabe quem foi Stevie Wonder, ele era cego”, falou.

Fonte: SBT Sports

Tags: CBF