Camisas do Guarani viram moda entre fãs do K-pop na Ásia

Apesar de estar fora da elite do futebol brasileiro há alguns anos, o Guarani, tradicional clube do interior paulista, virou febre do outro lado do mundo. Astros coreanos e japoneses da música pop fizeram postagens com a camisa do time, que agora está na moda entre os fãs desses artistas.

Há alguns anos, o chamado K-pop é febre na Ásia, especialmente na Coreia do Sul, país de origem do gênero. Além da música, o figurino dos astros chama a atenção. E dita a moda entre os milhões de seguidores.

Dessa maneira, a camisa do Guarani, clube de futebol de Campinas, no interior de São Paulo, se espalhou do outro lado do mundo depois que a cantora japonesa Rio, da banda Niziu, fez uma postagem em uma rede social vestindo uma camisa do bugre. O modelo viralizou de vez após a cantora sul-coreana Gaeul, da banda de K-pop Ivi, postar uma foto com a camisa da década de 1990.

A tendência pegou e as camisas do Guarani estão, inclusive, sendo comercializadas em sites asiáticos, mas não são oficiais do clube.

“A gente viu que já estava um movimento muito forte nas redes sociais e, então, a gente falou vamos estar publicando, vamos entrar nessa grande onda criada pelo universo K-pop”, afirmou o vice-presidente do Guarani, Adriano Hintze.

Um dos sites que disponibilizaram os modelos já vendeu mais de 3.600 camisas, de várias cores: azul, vermelha e até preta e branca, cores da arquirrival Ponte Preta. Para aproveitar o momento, a diretoria do time de Campinas planeja ações de marketing.

“Aproveitando esse momento, a gente está em desenvolvimento de uma linha retrô Guarani K-pop. A gente está preparando o lançamento. Inclusive um dos grupos está vindo pra cá em junho para um show e a gente está aproveitando todo o marketing em função dessa grande onda criada”, afirmou Hintze.

Uma possível explicação para a popularidade da camisa do Guarani pela Ásia é uma excursão de dez dias que o clube fez ao continente. Foram dois amistosos no Japão em julho e agosto de 1996. O bugre ganhou do Verdy Kawasaki por dois a um e, depois, uma derrota para o Kashima Antlers por 3 a 1. Naquela época, o patrocinador master do clube era de origem japonesa.

 

Tags: astros coreanos, astros japoneses, futebol, guarani, k-pop