Campeã da Copa América, a seleção brasileira foi derrotada pela Inglaterra, nos pênaltis (4 a 2), na tarde desta quinta-feira (6), em Londres, pela Finalíssima – esta foi a primeira edição do torneio no futebol feminino. Nos 90 minutos, brasileiras e inglesas empataram em 1 a 1, gols de Ella Toone e de Andressa Alves. A Canarinho fez uma boa partida diante da equipe que é considerada a melhor seleção do mundo no momento.

Derrotado, o Brasil segue a preparação para o grande objetivo do ano de 2023: a Copa do Mundo Feminina, torneio que será disputado em julho – Austrália e Nova Zelândia são as sedes do Mundial. Na próxima terça-feira (11), a seleção brasileira enfrenta a Alemanha em jogo amistoso na cidade de Nuremberg, em solo alemão.

O jogo

Posicionada em uma formação tática 5-3-2, a seleção brasileira foi para a decisão com uma estratégia mais defensiva. Do outro lado, a Inglaterra teve mais posse e ocupou o campo de ataque desde os primeiros minutos do jogo. Aos 13, a lateral-direita Lucy Bronze arriscou de longe e exigiu grande defesa de Letícia.

Seguro na defesa, o Brasil passou a buscar contra-ataques assim que conseguiu superar a pressão inicial das inglesas. Aos 18, Tamires recuperou a bola no meio-campo e lançou para Geyse. A atacante partiu para cima de Jess Carter e bateu de esquerda, mas o chute foi desviado pela zagueira da Inglaterra.

No lance seguinte, aos 22 minutos, a seleção europeia fez jogada pela direita e Georgia Stanway serviu Ella Tooney, que, sozinha na área, pegou de primeira para abrir o placar no estádio Wembley. A Canarinho respondeu com chegadas de Geyse e Thamires, mas as duas tentativas foram afastadas pela equipe da casa.

A Inglaterra seguiu atacando na reta final da primeira etapa. Lauren James teve um gol anulado corretamente aos 28 minutos. Pouco depois, a ponta-esquerda ainda serviu um bom cruzamento para uma cabeçada de Hemp, defendida por Letícia. A última chance inglesa foi de Alessia Russo, que chutou da entrada da área e viu a goleira brasileira fazer nova defesa. A primeira etapa terminou com vantagem das campeãs europeias.

A técnica Pia Sundhage voltou para o segundo tempo com Andressa Alves e Adriana nas vagas de Lauren e Bia Zaneratto. Com as mudanças, a Canarinho adotou uma postura mais ofensiva na partida, e as alterações deram resultado. Andressa Alves, logo no primeiro minuto da segunda etapa, arriscou da entrada da área e exigiu defesa da goleira Earps.

Pouco depois, aos seis minutos, foi a vez de Geyse tentar o empate, mas Earps defendeu novamente. No minuto seguinte, Kerolin arriscou de fora da área e mandou para fora. Os primeiros minutos foram de pressão da Canarinho.

Cada vez melhor, o Brasil conseguiu uma grande chance aos 13 minutos, com uma bomba de Geyse de fora da área; a goleira Earps espalmou para o alto e, na sequência, a bola tocou no travessão. No lance seguinte, a seleção da casa respondeu em chute Georgia Stanway, que parou em Letícia.

Sarina Wiegman resolveu fazer as primeiras mudanças da Inglaterra na metade do segundo tempo, sacando Lauren James e Alessia Russo. Do outro lado, Pia Sundhage colocou Duda Francelino no lugar da volante Luana. Com mais energia, a seleção inglesa equilibrou a partida no estádio Wembley.

A seleção brasileira partiu com tudo, em busca do empate, nos últimos minutos. Aos 47, Adriana cruzou para a área, a goleira Earps deixou escapar e, na sobra, Andressa Alves chutou com força para deixar tudo igual em Wembley: 1 a 1. Nos instantes finais, a Canarinho ainda tentou a virada, mas a Finalíssima foi para os pênaltis.

Na marca da cal, a lateral-esquerda Tamires e a zagueira Rafaelle desperdiçaram duas cobranças. Do outro lado, a Inglaterra parou somente em uma defesa de Letícia. O título da Finalíssima ficou com a seleção inglesa.

INGLATERRA 1 (4) x (2) 1 BRASIL

Local: Wembley, Londres – Inglaterra
Data: 06/04/2023
Árbitra: Stéphanie Frappart (FRA)
Assistentes: Manuela Nicolosi (FRA) e Elodie Coppola (FRA)
Cartões amarelos: Mary Earps e Hemp; Rafaelle.
Gols: Ella Toone, aos 22 do primeiro tempo; Andressa Alves, aos 47 do segundo tempo.

INGLATERRA: Mary Earps; Lucy Bronze, Leah Williamson, Alex Greenwood e Jess Carter; Keira Walsh, Georgia Stanway e Ella Toone; Lauren Hemp (Katie Robinson), Alessia Russo (Daly) e Lauren James (Chloe Kelly). Técnica: Sarina Wiegman.

BRASIL: Letícia; Antonia (Gabi Nunes), Lauren (Andressa Alves), Kathellen, Rafaelle e Tamires; Luana (Duda Francelino), Ary (Fê Palermo) e Kerolin; Bia Zaneratto (Adriana) e Geyse. Técnica: Pia Sundhage.

Fonte: SBT NEWS

Tags: Brasil, inglaterra, perde finalíssima