Foi no sufoco do tie-break, mas a seleção brasileira feminina de vôlei obteve a vaga aos Jogos Olímpicos Paris 2024. A equipe derrotou o Japão neste domingo, 24 de setembro, pela última rodada do Pré-Olímpico de Vôlei Feminino 2023. O resultado garantiu uma das duas cotas disponíveis.

O Brasil venceu por 3 a 2, com parciais de 25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10. Com a vitória, o país encerra a competição com seis vitórias e uma derrota para Turquia, com 17 pontos. Japão ficou na terceira posição, com cinco vitórias e duas derrotas, 15 pontos no total – a Turquia liderou o grupo de forma invicta e assegurou a outra vaga Olímpica.

Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.

“A gente se comprometeu com isso: a lutar por ela e conseguir a classificação por ela”, comentou Gabi, maior pontuadora do Brasil, com 23 pontos em entrevista ao Sportv. Ela lembrou a morte de Walewska, uma das melhores jogadoras de vôlei do pais e que morreu na quinta-feira, dia 21, em meio ao Pré-Olímpico.

O Pré-Olímpico de Vôlei Feminino 2023 foi dividido em três grupos. As duas melhores seleções de cada chave asseguraram classificação em Paris 2024, totalizando seis vagas. A França, país-sede, já está garantida e outras cinco cotas serão preenchidas pelo ranking internacional, com preferência para continentes que ainda não se classificaram.

O Brasil esteve no Grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão, sede do torneio – a outra vaga Olímpica foi da Turquia, que venceu todos os jogos. Pelo Grupo A, República Dominicana e Sérvia também asseguraram vaga em Paris 2024. O Grupo C, com sede na Polônia, será definido mais tarde

Com a vaga garantida entre as mulheres, é a vez da seleção masculina do Brasil buscar a classificação. O país é sede do Grupo A, com jogos no Rio de Janeiro, e enfrentará Cuba, Tchéquia, Alemanha, República Islâmica do Irã, Itália, Catar e Ucrânia.

Fonte: Comite Olímpico

Tags: japão, Paris 2024, volei feminino, volei olimpico