A equipe brasileira de hipismo saltos assegurou vaga em Paris 2024, com a quarta colocação obtida neste domingo (1 de outubro) durante a final da Copa das Nações, no Real Clube de Polo, em Barcelona, na Espanha.
Entre os oito países na decisão, apenas Brasil e Estados Unidos não tinham obtido a cota para os próximos Jogos Olímpicos, que acabou ficando com brasileiros, com oito pontos perdidos, um a menos que os norte-americanos, que terminaram em quinto com nove pontos perdidos.
O time do Brasil foi composto por Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL, Stephan Barcha apresentando Chevaux Primavera Império Egípcio, Luciana Diniz e Vertigo du Desert, além de Pedro Veniss, com Nimrod de Muze Z e Rodrigo Pessoa, com Major Tom.
Os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, por isso a participação dos atletas em Paris 2024 depende, portanto, de seus CONs selecioná-los para fazerem parte da delegação para os Jogos.
O ouro terminou com a Alemanha, a prata com a França e o bronze, para a Bélgica. A seleção brasileira se prepara agora para os Jogos Pan-americanos 2023 no Chile, entre 31 de outubro e 4 de novembro, em Quillota (Valparaíso). O país vai em busca do heptacampeonato por equipes.
Confira abaixo como a equipe brasileira assegurou um lugar no hipismo saltos por equipes em Paris 2024.
Fonte: Comite Olimpico
Tags: Brasil, estados unidos, hipismo, Paris 2024, saltos