Bolsonaro concedeu a Neymar uma das maiores honrarias do Brasil antes de deixar cargo

Antes de deixar a presidência, Jair Bolsonaro (PL) concedeu títulos da Ordem de Rio Branco a diversas personalidades, militares e medalhistas de ouro olímpico nos  Jogos de Tóquio, disputados em 2021. Entre eles está Neymar, que não esteve presente na conquista olímpica do Brasil no Japão. O decreto foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 1º dezembro de 2022.

Neymar é o único atleta desta lista a receber a condecoração sem ter participado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Também foram homenageados em dezembro pelo governo federal os medalhistas de ouro olímpico em 2021: as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, a ginasta Rebeca Andrade, e o surfista Italo Ferreira. Todos receberam a Ordem no grau de comendador.

No DOU, Neymar é classificado como “atleta” em sua condecoração. Além disso, outros medalhistas de ouro olímpico em 2021 não foram agraciados pela honraria. Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, Hebert Conceição, do boxe, Isaquias Queiroz, da canoagem, ficaram fora da lista.

Essa é a segunda honraria que Bolsonaro concedeu a Neymar. Em 2020, o então presidente deu ao jogador a medalha Cruz do Mérito Desportivo, que também foi oferecida a outros 24 esportistas, dentre eles o ginasta Arthur Zanetti, boxeador Robson Conceição e a judoca Sarah Menezes.

A condecoração de Neymar à Ordem acontece por meio de sugestão da embaixada de Paris, ainda em fevereiro do último ano, para que o jogador recebesse a honraria. Para tal, foram destacadas sua medalha de ouro olímpica, conquistada em 2016, seu desempenho na França, onde atua desde 2017, e sua presença nas redes sociais.

Falecido no último mês, Pelé é um dos atletas brasileiros a ter recebido a condecoração da Ordem de Rio Branco, em 1969, das mãos de Emílio Garrastazu Médici, então presidente do Brasil e Grão-Mestre da Ordem. Em 2008, Cafu também foi agraciado com a honraria, no grau de Oficial. Aos 37 anos, o então lateral-direito do Milan recebeu a medalha das mãos do cônsul Antonio Augusto Dayrell de Lima, em cerimônia realizada no consulado do Brasil, em Milão.

FONTE: GZH

IMAGEM: @neymarjr /Instagram/Reprodução

Tags: Atleta, condecoração, esporte