Barcelona bate Porto de virada e se isola na liderança do grupo na Champions

O Barcelona venceu o Porto por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira (7), no Estadio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, na Espanha, em partida válida pela 5ª rodada do Grupo H da Champions League. Pepê abriu o placar para os visitantes, mas João Cancelo e João Félix comandaram a vitória do time da casa.

Esta partida valia a liderança do Grupo H, já que ambas equipes chegaram à partida com nove pontos. Com a vitória, o Barça foi a 12 e se isolou no primeiro lugar, garantindo vaga no mata-mata do torneio, enquanto os Azuis e Brancos permaneceram com a mesma pontuação e estão empatados com o Shakhtar Donetsk na segunda colocação.

Como foi o jogo

A partida começou morna, com o Barcelona mantendo mais a posse de bola e trocando mais passes, mas sem levar tanto perigo. Já o Porto, quando subia ao ataque, chegava com mais perigo. Aos 7 minutos, Raphinha pegou a bola e chutou de fora da área, para defesa fácil de Diogo Costa.

Aos 30 minutos, gol brasileiro na Champions League. Galeno chutou forte e o goleiro Iñaki Peña rebateu. O ponta-direita brasileiro Pepê saiu rápido e pegou o rebote, emendando um chutaço cruzado, mandando a bola para o fundo das redes. No entanto, os Azuis e Brancos mal tiveram tempo de comemorar.

Isso porque, no lance seguinte, aos 32, o empate veio. O lateral-esquerdo João Cancelo, que é destro, partiu pela esquerda e cortou para dentro. Com a bola em seu pé dominante, o português emendou um chutaço colocado, para o fundo das redes. Tudo igual.

Após o empate, o Barcelona começou a acelerar mais o jogo e atuar com maior intensidade. Aos 41 minutos, Raphinha teve a oportunidade de marcar o segundo e virar a partida, mas chutou cruzado para fora. Fim do primeiro tempo em 1 a 1.

A segunda etapa já começou eletrizante. No primeiro lance, João Félix chutou forte e a bola foi na trave. Já no minuto seguinte, o meia-atacante português chutou para fora, rente à trave direita do goleiro Diogo Costa. Aos 12 minutos, o gol de Félix enfim veio. O meia tabelou com seu compatriota João Cancelo, recebeu dentro da área e bateu no canto, para virar a partida. Belo gol de João Félix.

O jogo seguiu com o Barcelona criando mais chances, mas com o Porto fazendo muitas faltas. Ao todo, a equipe portuguesa fez 20 infrações, contra 11 dos catalães. O Barça controlou facilmente a partida e criou chances com Raphinha no fim da segunda etapa, que parou em grande defesa de Diogo Costa, mas o placar não se alterou. 2 a 1 para os culés, que se isolam na liderança.

FICHA TÉCNICA

BARCELONA 2 x 1 PORTO

Local: Estadio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona – Espanha
Data: 28/11/2023, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: De Jong, João Félix (Barcelona); Fábio Cardoso, João Mário, Pepê (Porto)
Gols: Pepê, aos 30′ do 1°T; João Cancelo, aos 32′ do 1°T; João Félix, aos 12′ do 2ºT

BARCELONA: Iñaki Peña; Koundé, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, João Cancelo (Balde); Frenkie De Jong, Gundogan, Pedri; Raphinha (Yamal), João Félix (Ferran Torres), Lewandowski. Técnico: Xavi Hernández.

PORTO: Diogo Costa; João Mário (Sánchez), Fábio Cardoso (Namaso), Pepe, Zaidu; Pepê, Varela, Eustáquio (Nico González), Galeno (Toni Martínez); Taremi, Evanilson (Francisco Conceição). Técnico: Sérgio Conceição.

Fonte: SBT Sports

Tags: barcelona, ESpanha, porto, sbt sports