A Fórmula 1 (F1) terá em 2025 um piloto brasileiro entre os titulares do grid. Trata-se de Gabriel Bortoleto, de 20 anos.
A Sauber anunciou o paulista como seu novo reforço na manhã desta quarta-feira (6). Ele se juntará ao alemão Nico Hulkenberg, também contratado pela equipe suíça para a próxima temporada.
Atualmente, Bortoleto lidera o campeonato da Fórmula 2. Além disso, venceu a Fórmula 3 no ano passado.
Seu desempenho nas categorias de base chamou a atenção de grandes nomes, como o bicampeão de F1 Fernando Alonso, atualmente piloto da Aston Martin.
O espanhol assessora Bortoleto por meio da empresa A14, que fundou em 2022. No ano seguinte, Gabriel integrou-se à Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar na F1 nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.
Gabriel Bortoleto será o primeiro brasileiro titular no grid da Fórmula 1 desde 2017, quando Felipe Massa se aposentou da categoria.
Assim, o paulista será o 32º brasileiro a competir na F1. O último havia sido Pietro Fittipaldi, em 2020, quando substituiu temporariamente Romain Grosjean em dois GPs, devido a um grave acidente sofrido pelo francês.
O que esperar de Bortoleto na F1
A entrada do jovem piloto representa a oportunidade que faltava aos pilotos brasileiros nos últimos anos.
É o que diz Ana Letícia Ferro, do blog de automobilismo Acelerando com Ana Ferro:
O Bortoleto vem de uma ascensão que representa o automobilismo brasileiro e o que representam os pilotos: eles são muito bons, mas estavam sem oportunidades, sem sorte, sem bons contratos.
Ainda de acordo com ela, a rápida ascensão de Gabriel Bortoleto o credenciou como a melhor aposta para o retorno de pilotos brasileiros ao grid da F1.
Contudo, Ana Letícia destaca que é importante manter expectativas moderadas, já que a Sauber não figura entre as melhores equipes.
No caso da Fórmula 1, ele vai para uma equipe que está muito em baixa. Nos últimos anos, a Sauber tem sido muito fraca, terminando geralmente a partir da 15ª posição, bem ao fundo do grid.
Apesar disso, a aposta da Sauber no brasileiro ocorre justamente em um momento de renovação.
A partir de 2026, a escuderia passará a competir sob o comando da Audi, que adquiriu 100% do time suíço.
Com isso, espera-se que Bortoleto tenha um carro com maiores possibilidades de alcançar grandes resultados na categoria.
“Talvez a partir de 2027 seja melhor, porque em 2026 mudará para Audi, e a Audi quer melhorar e tudo mais”, concluiu Ana Letícia.
Tags: automobilismo, corrida, esportes, Fórmula 1