Superação, força de vontade e disciplina, qualidades próprias àqueles que alçam voos para realizar sonhos e metas de vida. O lutador de jiu-jítsu Marcos Vinícius Cardoso, 27 anos, saiu da rotina puxada do comércio de São Luís para despontar no mundo da arte suave como uma das principais revelações dos últimos anos.
Marcos possui um currículo discreto, mas que o credencia no cenário nacional da arte suave. Conquistou vários títulos regionais, assim como já foi campeão maranhense, e, agora, o título no Campeonato Brasileiro Brasil Cup, realizado neste domingo, em São Luís.
Marcos Vinicius apareceu para o jiu-jítsu aos 17 anos. Começou os treinos na Toca do Samurai, em um projeto social, coordenado pelo professor Acácio Cruz, que ensina o jiu-jítsu no bairro Monte Castelo, em São Luís.
“Eu comecei a treinar por acaso. Estava passando e olhei um projeto da Toca do Samurai e fui. Antes eu tinha procurado uma academia de judô, só que era bem longe de onde eu morava”, explicou o atleta que divide os treinos com a rotina diária do comércio.
Eram tempos difíceis, vindo de uma família humilde, o desejo de treinar esbarrava na falta de estrutura financeira para continuar na arte suave. Sem apoio para comprar quimonos e sem dinheiro para se inscrever em competições, ele mesmo corria atrás das inscrições.
“Eu não tive muita oportunidade. Aqui em São Luís eles não abraçam muito o atleta, entendeu? Então, tudo para eu competir é muito assim, coisa de apoio. Eu sou um atleta mais regional, eu sou de competir aqui na região. Trabalho de 8 as 18h e ainda tenho que treinar”, afirmou.
A equipe de Marcos terminou a competição em quarto lugar com 237 pontos, com 17 medalhas de ouro, 20 medalhas de prata e 15 medalhas de bronze – subiu ao pódio em praticamente todas as disputas.
Tags: Brasil, BRASIL CUP JIU JITSU TOUR, jiu-jitsu, São Luís