No último dia dos Jogos Pan-Americanos 2023, o tiro com arco do Brasil conquistou duas medalhas de prata históricas na competição. Ana Machado alcançou a segunda posição tanto na dupla mista ao lado de Marcus Vinicius D’Almeida como também na disputa individual feminina. Foi a primeira medalha de uma brasileira nesta prova em toda a história da competição.
Na dupla mista, os brasileiros foram superados por 6 a 2 pelos norte-americanos Brady Ellison, dono de três medalhas Olímpicas em Londres 2012 e Rio 2016, e Casey Kaufhold, vice-campeã individual em 2021. Na final individual, a brasileira não conseguiu superar a mexicana Alejandra Valencia, quarta do ranking mundial e que venceu por 7 a 1.
A brasileira Ana Clara Machado encerra os Jogos Pan-Americanos 2023 obtendo uma vaga feminina para o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Com a vaga na final individual, ela assegurou para o Brasil uma das duas cotas disponíveis no evento. Como México e EUA já asseguraram vagas anteriormente, a colombiana Ana Maria Rendón também obteve uma vaga para seu país.
Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.
Com duas pratas, Ana Machado se torna na atleta brasileira mais laureada da modalidade na história dos Jogos Pan-Americanos. Até então, as mulheres conseguiram duas medalhas de bronze na prova por equipe nas edições de 1979 e 1983.
Fonte: Jogos Olímpicos
Tags: Ana Machado, Brasil, Paris 2024