O Natal está sendo amargo para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Neste domingo (25), a Fifa e Conmebol enviaram uma carta à CBF sobre a situação envolvendo o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência e comunicaram que virão ao Brasil na semana do dia 8 de janeiro para acompanhar o processo das novas eleições.

As entidades ameaçaram  suspender a CBF e seus clubes associados caso sejam realizadas novas eleições para o comando da confederação. Fifa e Conmebol não reconhecem a gestão de José Perdiz, atual interventor. Assinaram a carta Kenny Jean-Marie, diretor de associações da Fifa, e Monserrat Jiménez Granda, vice-secretária geral da Conmebol.

As duas entidades já haviam se manifestado e pediram cautela no processo. A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) pediu novas eleições. Mas, a Fifa e Conmebol desejam que nada aconteça antes da visita e sem a permissão.

O conteúdo da carta de Fifa e Conmebol
“Como previamente informado para a CBF, a Fifa e a Conmebol vão despachar uma missão conjunta para o Brasil durante a semana do dia 8 de janeiro para encontrar com os respectivos envolvidos e examinar a atual situação e trabalhar juntamente para achar uma solução para o atual estado do tema com respeito a aplicação das regras da CBF e da sua autonomia. A Fifa e a Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, antes que essa missão ocorra, nenhuma decisão afetando a CBF, incluindo qualquer eleições ou marcação de eleição, deve ser tomada. Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão”, diz trecho da carta.

“A esse respeito, para o bem da ordem, nós gostaríamos também de ressaltar que se a CBF eventualmente for suspensa pelo corpo relevante da Fifa, ela iria perder todos os seus direitos como membros com efeito imediato até a suspensão ser levantada pela Fifa. Isso também significaria que o representante da CBF e times de clubes não poderiam mais participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa. Além disso, nem a CBF nem os seus membros iriam se beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos ou treinos com a Fifa e/ou a Conmebol enquanto essa suspensão estiver válida”, finalizaram as entidades.

 

No dia 7 de dezembro, O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu retirar do cargo o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e ordenou que a confederação brasileira convoque novas eleições em um prazo de 30 dias. Ainda nomeou para comandar interinamente a entidade pelo período o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus.

Tags: Conmebol, fifa, futebol