Moçambique obteve a primeira vaga Olímpica em Paris 2024 nesta quinta-feira, 14 de setembro. Alcinda Panguana, uma das principais pugilistas do país, avançou à final do Pré-Olímpico Africano de Boxe realizado em Dacar, Senegal, e assegurou uma das duas cotas disponíveis na categoria 66kg feminina.

Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.

A moçambicana derrotou Brigitte Tsheusi, da República Democrática do Congo, na semifinal por 5 a 0. Desde o início, a atleta impôs seu ritmo forte. No primeiro round, acertou dois belos golpes na adversária. O desempenho seguiu no segundo round, novamente com vitória unânime entre os cinco juízes. Depois, bastou administrar a vantagem no último round para confirmar a vaga.

Esta foi apenas a segunda luta de Alcinda Panguana no Pré-Olímpico Africano de Boxe. Por conta do ranking, entrou direto nas quartas de final. Lá, encontrou sua amiga Nancy Moreira, de Cabo Verde e também representante lusófona, e venceu por unanimidade: 5 a 0. Na decisão, nesta sexta-feira, dia 15, enfrentará Imane Khelif, da Argélia. Luta terá transmissão pelo Olympic Channel via Olympics.com com sessões às 8h45 e 13h45.

Com exceção da categoria 75kg, que oferece apenas uma cota à atleta campeã, as demais divisões de peso entre as mulheres no torneio continental distribuem duas vagas em Paris 2024. Entre os homens, apenas o campeão de cada uma das sete categorias garante classificação aos Jogos Olímpicos.

Fonte: Comite Olímpico

Tags: Alcinda Panguana, boxe, moçambique, Paris 2024