O Carnaval é um período de agito intenso, com blocos de rua, desfiles e festas prolongadas. No entanto, o esforço físico extra e os descuidos podem resultar em lesões musculares, torções e outros problemas de saúde. Especialistas alertam para os riscos e dão dicas para aproveitar a folia com segurança.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A combinação de longas caminhadas, dança e consumo de álcool pode sobrecarregar o corpo, principalmente para quem não tem o hábito de fazer atividade física regularmente. As lesões mais comuns são entorses de tornozelo, fadiga muscular e bolhas nos pés. “As mulheres geralmente gostam de sambar com salto alto, o que não é aconselhável. O sapato deve ser o mais confortável possível, leve e baixinho”, explica Paulo Frederico de Carvalho, chefe da ortopedia de um hospital particular.
Superfícies irregulares e molhadas, além de locais lotados, aumentam o risco de quedas. A falta de hidratação e uma alimentação inadequada também podem levar à fadiga, tornando qualquer atividade física mais arriscada. “O excesso de álcool prejudica a percepção de perigo, aumentando a suscetibilidade a quedas e acidentes”, alerta Sérgio Costa, ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Dicas de prevenção
- Faça alongamentos antes e depois da folia.
- Use calçados confortáveis e com amortecimento.
- Hidrate-se bem e evite excessos de álcool.
- Respeite os limites do seu corpo e descanse quando necessário.
- Tenha atenção ao piso, que pode estar molhado e escorregadio.
- Evite carregar mochilas pesadas para reduzir a sobrecarga na coluna.
- Faça massagem nos pés para melhorar a circulação sanguínea e prevenir cãibras.
- Eleve os pés acima do nível do coração por 15 a 20 minutos após longas horas de folia.
- Em caso de dor intensa, procure atendimento médico.
Beba bastante água antes, durante e depois da atividade e consuma alimentos ricos em potássio, como banana, para ajudar na prevenção de cãibras. O descanso também é fundamental: evite atividades de impacto por 24 a 48 horas após longos períodos de folia.
Informações de CNN Brasil