Cerca de 85% dos casos de câncer têm relação direta com os hábitos de vida, e apenas 15% são hereditários. Alguns dos casos são descobertos tardiamente, o que acende um alerta para a importância da realização de exames regulares.
O dia 8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data serve para que organizações ao redor do mundo se reúnam em prol da prevenção dos vários tipos de câncer, além de dar apoio aos pacientes que lutam contra essa doença.
No Maranhão, a maioria dos casos de câncer registrados são de câncer de pele e de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.
Além disso, o instituto aponta que, desde 2023, o Brasil tem registrado cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano.
Prevenção
Os exames de mamografia são fundamentais para evitar a descoberta tardia de um câncer avançado, detalha a médica oncologista Noele Gomes.
“É muito importante detectar o câncer muito antes dele apresentar sintomas. O papel da mamografia é identificar a doença que ainda não é palpável, antes mesmo de atingir dois centímetros. Já o autoexame só vai detectar essa lesão quando ela já estiver maior que dois centímetros, o que caracteriza uma doença mais avançada”, explicou a especialista.
A médica listou alguns hábitos para evitar câncer:
- Evitar o uso de tabaco, presente em cigarros, narguilés, entre outros;
- Controle do peso;
- Evitar o excesso de álcool, além de outros hábitos que melhoram a saúde.
História Inspiradora
Um dos casos inspiradores de enfrentamento ao câncer é o de Cristiane Almeida, de 43 anos, que já teve três diagnósticos de câncer com metástase.
“Descobri, em 2014, um câncer por meio de exames de rotina, câncer de tireoide. Fui em busca de suporte médico e fiz cirurgias. Em 2017, descobri um câncer de mama através do toque, procurei ajuda médica e segui o cronograma de tratamento. Em 2020, descobri outro câncer, dessa vez no fígado. Então precisei continuar o tratamento e estou nessa luta até hoje”, relatou emocionada.
Após passar por sete cirurgias, quatro punções, 63 quimioterapias, além de exames de sangue, tomografias e ressonâncias, Cristiane então alerta a população para a importância de estar atenta à saúde.
“Infelizmente, todo mundo está sujeito. O cuidado, ter uma rotina de saúde com exames, atividade física e boa alimentação, acredito que tudo isso ajuda na prevenção. Então, se a pessoa não cuidar de si mesma, quem vai cuidar? Continuo tendo fé e esperança, e é isso que me acompanha e me dá força”, refletiu.