Falcons alcançou a 36ª posição entre 64 times na modalidade FTC
Falcons alcançou a 36ª posição entre 64 times na modalidade FTC
Estudantes da Escola SESI São Luís representaram com orgulho o Maranhão no FIRST Championship, o maior torneio de robótica do mundo, realizado em Houston (EUA) entre 16 e 19 de abril. A equipe Falcons competiu com times de 50 países e mostrou o talento do estado no cenário internacional.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
Com um robô de até 19 kg projetado e programado pelos alunos, a Falcons alcançou a 36ª posição entre 64 times na modalidade FTC – superando até os campeões nacionais do Brasil, que ficaram em 38º. O destaque veio nas avaliações técnicas, onde recebeu as duas maiores notas em critérios como inovação, design e trabalho em equipe.
Esta foi a segunda vez consecutiva que o SESI Maranhão classifica uma equipe para o mundial. Em 2024, a equipe Everest já havia competido no mesmo torneio. A Falcons garantiu vaga após vencer o Inspire Award, principal prêmio da FTC no Brasil, durante o Festival SESI de Educação 2025 em Brasília.
Enquanto a Falcons representava o Maranhão, outras 17 equipes brasileiras conquistaram sete prêmios no torneio. O SESI Heroes, de São Paulo, se tornou tricampeão na categoria FIRST LEGO League. O Brasil também se destacou nas modalidades avançadas, com premiações em engenharia e impacto social.
Desde 2012, quando o SESI começou a organizar as competições no país, mais de 45 mil estudantes já participaram dos torneios, acumulando 110 prêmios internacionais só na categoria com LEGO.
O Maranhão marcou presença com nove alunos da Escola SESI São Luís, acompanhados por técnicos e representantes da instituição, incluindo o superintendente regional Diogo Lima. Nacionalmente, a delegação brasileira reuniu 280 participantes de sete estados.