Evento reuniu equipes de alto nível técnico e classificou oito times maranhenses em três modalidades para o Festival SESI de Educação 2026
-fevereiro 9, 2026
Evento reuniu equipes de alto nível técnico e classificou oito times maranhenses em três modalidades para o Festival SESI de Educação 2026
A equipe Unimate, da Escola SESI São Luís, bateu um recorde nacional durante o Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, encerrado neste domingo (8), no SESI Clube Araçagi. O grupo alcançou 540 pontos de um total de 545 no desafio de mesa da modalidade First Lego League (FLL), igualando a maior pontuação já registrada no país.
O evento reuniu equipes de alto nível técnico e classificou oito times maranhenses em três modalidades para o Festival SESI de Educação 2026, etapa nacional da competição, que será realizada de 4 a 8 de março, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Segundo o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, o torneio tem como principal objetivo ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico. “É uma grande confraternização em torno da educação e da inovação”, destacou.
Na modalidade FLL, seis equipes garantiram vaga na fase nacional. Três são da Escola SESI São Luís: Unimate, Gipsy Danger e Dracarys. Também avançaram a Umibots, de Açailândia; a KND – A Turma do Bairro, de Santo Antônio dos Lopes; e a Everest FLL, de Morros.
Além de conquistar o Champions Award, que garante a classificação nacional, a Unimate também venceu o Prêmio de Desempenho do Robô. Integrante da equipe, Nayara Sales celebrou a experiência. “A robótica me transformou como pessoa, me tornou mais comunicativa e confiante”, afirmou.
Pela primeira vez, o Maranhão contou com uma seletiva da modalidade First Tech Challenge (FTC). A equipe Everest, da Escola SESI São Luís, venceu a disputa e será a única representante do estado na etapa nacional, onde concorrerá com outras 60 equipes por uma vaga no mundial, que acontece em maio, em Houston, nos Estados Unidos.
O técnico Eugênio Hoffmann destacou que a equipe usará o feedback dos jurados para ajustes finais. “O tempo é curto, mas vamos preparados para o nacional”, disse.
Na modalidade STEM Racing, a equipe Spartacus, da Escola SESI São Luís, ficou em primeiro lugar e também garantiu vaga na fase nacional. Ragnar e Pugnator, da mesma unidade, completaram o pódio. A Spartacus ainda levou o prêmio de Melhor Engenharia de Carro.
O Torneio SESI de Robótica é promovido pelo SESI-MA e pelo SESI Departamento Nacional, com correalização do SEBRAE Maranhão, STEM Racing e First®️ Lego®️ League Challenge. O evento conta com patrocínio da Vale e do Grupo Equatorial, além do apoio de diversas instituições.




