O premiado filme documental “Mar de Lixo”, do cineasta maranhense Taciano Brito, será lançado no Maranhão durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. A solenidade de lançamento, exclusiva para convidados, ocorrerá nesta quarta-feira (5), às 19h, no Sesc Deodoro, em São Luís.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
A obra aborda a temática da crise ambiental e chama a atenção para o crescente descarte inadequado de resíduos. Ao longo da semana, estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, além do público, poderão assistir ao filme no Cinema Sesc, de quarta (5) a sábado (8), e novamente no período de 17 a 21 de junho, gratuitamente.
Ao todo, “Mar de Lixo” será exibido em 27 sessões, que serão realizadas em três turnos — manhã, tarde e noite — com início sempre nos mesmos horários: 9h, 14h e 19h. As sessões pela manhã serão inteiramente dedicadas para estudantes de escolas parceiras. A expectativa é que mais de 1.500 alunos reflitam sobre a conscientização ambiental.
Imperatriz
Na cidade de Imperatriz, o filme será exibido no Cinesystem Cinemas, no Imperial Shopping, de 6 a 13 de junho, em uma sessão por noite, com possibilidade de estender até o dia 20 de junho.
Na cidade Tocantina, todos os ingressos serão vendidos como “meia-entrada”; estudantes de escolas públicas poderão assistir ao filme por um valor social mais baixo no período da manhã, caso as escolas da região se interessem em fechar sessões exclusivas aos alunos.
Roda de conversas
Em algumas sessões específicas, após a exibição do filme, haverá painéis de discussão e rodas de bate-papo na temática “Mudanças climáticas: causas e consequências, com participação de especialistas ambientais, pessoas envolvidas na produção do filme e estudantes.
Prêmios do filme “Mar de Lixo”
Em 2023, a produção participou Festival do Guarnicê de Cinema, em qual foi eleito “Melhor Filme” pelo júri técnico; além de levar as estatuetas de “Melhor montagem” e “Melhor desenho de som”.
“Mar de Lixo” também ganhou o 31º EcoCine Film Festival, evento internacional de cinema ambiental e direitos humanos, no qual concorrem filmes de diversos países do mundo.
O filme maranhense também foi selecionado pela Mostra Sesc de Cinema e ganhou o prêmio Lixo Zero Brasil 2023 na categoria Audiovisual.
Doações ao Rio Grande do Sul
No local, as pessoas interessadas poderão fazer doações de um fardo de água mineral, um produto de limpeza ou donativos que serão destinados à população afetada pelas enchentes do Rio Grande do Sul.
História
Pré-lançado em 2022, o filme “Mar de Lixo” é um documentário inteiramente maranhense produzido pela KatuFilm que começou a ser gravado sete anos antes, em 2015.
Ao longo desse tempo, o cineasta Taciano Brito apostou em uma captação minuciosa de imagens impactantes e em uma montagem peculiar, evidenciando o choque entre a beleza natural da região e os desafios que ela enfrenta devido ao lixo.
“É nesse momento de degradação que a Natureza personificada vem dar um grito de socorro e buscar ajuda para se regenerar. Mesclamos isso com as falas de especialistas de todas as áreas, doutores na temática ambiental, catadores que atuam dentro dos lixões da Grande Ilha, profissionais da área jurídica, ativistas e militantes da causa ambiental”, revela o diretor Taciano Brito.
Após a estreia em São Luís e em Imperatriz, o filme seguirá para plataformas de streaming, com as quais a direção do filme já mantém conversas para viabilizar a distribuição do documentário, levando a mensagem de conscientização ambiental a um público ainda maior.
Tags: cinema, imperatriz, Maranhão, meio ambiente, São Luís, Sesc