O lendário músico Paul McCartney revelou nesta terça-feira (13) em uma entrevista ao programa Today da BBC Radio 4 que está prestes a lançar músicas inéditas dos Beatles, mas desta vez com um toque de inteligência artificial (IA).
McCartney compartilhou que as canções foram produzidas utilizando recursos de IA para extrair a voz de John Lennon de uma gravação demo antiga feita nos anos 90.
O projeto, que está em andamento, contou com a colaboração de Peter Jackson, roteirista do documentário Get Back, e Emile de la Rey, editora responsável por treinar computadores para reconhecer as vozes e instrumentos tocados pelos membros da icônica banda britânica.
Segundo McCartney, o processo permitiu separar a voz de Lennon e isolar partes como vocais e guitarra. Essa abordagem precisa possibilitou a criação de uma nova gravação, preservando a voz do falecido líder dos Beatles.
O músico refletiu sobre o impacto dessa inovação, reconhecendo que as pessoas podem se surpreender ao ouvir uma música em que John está cantando, apenas para descobrir que é resultado da IA. McCartney compartilhou a mistura de sentimentos entre o assustador e o empolgante, destacando que isso representa o futuro e como eles estão explorando novas possibilidades.
“Não estou na internet tanto assim, mas as pessoas vão dizer para mim, ‘Ah, então tem uma música em que o John está cantando?’, e é só IA, sabe? É um pouco assustador, mas é empolgante, porque é o futuro. Nós só estamos vendo até onde isso vai.”, disse Paul McCartney.
Embora o nome da nova música não tenha sido revelado, especula-se que seja a composição “Now and Then” datada de 1978. A canção, que estava em processo de finalização nos anos 1990, aborda temas amorosos.
O produtor musical Jeff Lynne, que tem colaborado com McCartney e outros membros da banda desde 1994, está ajudando a dar forma a essas novas músicas. Lynne, é conhecido por seu trabalho com a banda Electric Light Orchestra (ELO), e teve um papel fundamental na criação das músicas “Free as a Bird” e “Real Love”, lançadas como parte do projeto Anthology dos Beatles.
Fonte: SBT News