Oscar 2024: Emma Stone, de “Pobres Criaturas”, vence prêmio de melhor atriz

Emma Stone, estrela do filme “Pobres Criaturas”, venceu o prêmio de melhor atriz no Oscar 2024, em cerimônia realizada neste domingo (10). É a segunda estatueta da intérprete de 35 anos na categoria, após ganhar pelo musical “La La Land: Cantando Estações” (2016). Ela superou Lily Gladstone, que concorria por “Assassinos da Lua das Flores” e era considerada favorita ao troféu.

Em “Pobres Criaturas”, pelo qual também recebeu indicação como produtora em melhor filme, Stone interpreta a jovem Bella Baxter. Na Londres da Era Vitoriana, ela volta à vida após experimento de um cientista e inicia uma incomum jornada de autodescoberta. O longa tem assinatura do cineasta grego Yorgos Lanthimos.

Antes da vitória no Oscar 2024, Stone acumulou alguns dos principais troféus da temporada de premiações, como Globo de Ouro, Bafta (o “Oscar britânico”) e Critics’ Choice.

De comédia teen ao Oscar

Stone ganhou fama na comédia adolescente “A Mentira” (2010). Encarnou Gwen Stacy em dois filmes do super-herói Homem-Aranha (2012 e 2014), contracenando com Andrew Garfield, e rapidamente virou uma das principais atrizes de Hollywood e queridinha do Oscar.

Nos anos seguintes, foi indicada a melhor atriz coadjuvante por “Birdman” (2014), longa do mexicano Alejandro González Iñárritu consagrado com a estatueta de melhor filme, e venceu o prêmio de melhor atriz pelo trabalho em “La La Land” ao lado Ryan Gosling.

Um par de anos depois, voltou a ser indicada a melhor coadjuvante por “A Favorita” (2018), na primeira colaboração com Lanthimos.

Tags: 2024, filmes, Oscar