Mattel lança primeira Barbie com síndrome de Down

A Mattel apresentou nesta terça-feira sua primeira versão da boneca Barbie representando uma pessoa com síndrome de Down.

“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as incentivamos a brincar com bonecas que não se parecem com elas. Brincar de boneca fora da experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia, levando a um mundo mais receptivo. Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie & Bonecas, Mattel.

Para construir a nova boneca, a Mattel contou com a parceria da National Down Syndrome Society (NDSS), que é responsável por capacitar pessoas com síndrome de Down e suas famílias. A intenção foi escolher cada detalhe da Barbie propositalmente, para que ela se assemelhasse com mulheres com essa condição genética, desde a estrutura do corpo até detalhes das roupas.

Por isso, um corpo da boneca é mais curto e o torso mais; já a estrutura do rosto é mais arredondada e os olhos são ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa. As palmas da mão, por sua vez, têm uma única linha, característica associada às pessoas com síndrome de Down.

Fonte: Mattel Brasil

Tags: Barbie, Mattel Brasil, representatividade, Síndrome de Down