No início desta semana, mais uma série da Netflix foi cancelada após uma única temporada. Desta vez, foi a hora de 1899, produção que foi considerada uma das grandes apostas do streaming, por levar o título de “uma nova” Dark, sucesso da plataforma. 

Assim como a série alemã, 1899 também conta com uma trama pra lá de enigmática e, apesar de não ter ganhado um sucesso estrondoso, foi bem recebida pelos assinantes – chegando a ficar no top 2 global da Netflix e no top 10 em 90 países.

O cancelamento pegou os fãs de surpresa e gerou repercussão nas redes. Os usuários logo lembraram do fim precipitado de outras séries queridinhas, como MindhunterSense8 e The OA.

Como funciona o cancelamento de séries da Netflix?

Mas afinal, quais são os critérios utilizados pela Netflix na hora de cancelar uma série? A verdade é que não se sabe exatamente o que define quais produções serão renovadas, já que a empresa não divulga números de audiência de todas as suas produções.

Os critérios são nebulosos até mesmo para os produtores das séries. No início do ano passado, por exemplo, a criadora da série O Clube das Babás, Rachel Shukert, reclamou da ‘estratégia’ adotada pela plataforma de streaming.

“A Netflix te dará o contexto em termos do que os seus números foram na temporada anterior ou o que eles estão esperando, mas até isso é vago. Você está voando um pouco cego”, disse a produtora. O Clube das Babás foi cancelada pela Netflix mesmo após ganhar bastante sucesso nos Estados Unidos e de ter sido aclamada pela crítica.

“Uma audiência legal que não é um hit monstruoso, mas é amado pelos fãs… Isso importa? Eu não sei. Eu acho que nós tivemos azar de sair ao mesmo tempo que Round 6, que mostrou a eles o quão malucos os números poderiam ser”, disse.

E o que se sabe, então?

Uma métrica que parece ser bastante utilizada pelo streaming é o número de visualizações nos primeiros 28 dias após a estreia no catálogo. Na lista de filmes e séries mais assistidas do ano, por exemplo, a empresa considerou apenas a audiência registrada neste período de tempo.

Séries Netflix

As séries de 2022 com maior audiência nos 28 primeiros dias após a estreia na Netflix

Mas não e só isso. A taxa de conclusão das séries também parece ser um critério – e talvez, até mais do que o número ‘seco’ de visualizações. O assunto veio à tona quando Neil Gaiman, criador de The Sandmanpediu para que os fãs da série assistissem à temporada inteira o mais “rápido possível” para haver uma renovação.

“A Netflix não contabiliza o número de espectadores assistindo os episódios aos poucos. Por isso, é muito importante maratonar a primeira temporada para demonstrar o interesse”, explicou no Twitter.

Ou seja, para ser considerada um sucesso, as produções devem ser consumidas imediatamente pelos usuários, com as famosas “maratonas”.

Vale ressaltar, porém, que não há nada confirmado sobre os critérios da Netflix para a renovação de suas séries – o Minha Série até entrou em contato com a empresa para entender o processo, mas não obteve resposta. Resta, então, torcer para que nossas séries favoritas virem hits, como Dahmer ou Wandinha, para ganharem novos episódios.

Com informações do site TecMundo

Tags: cancelamento, netflix, Série